A literatura infantil e juvenil brasileira contemporânea e a desobediência epistêmica: reflexões e impasses

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1980-5934.33.059.DS02

Palabras clave:

Literatura infantil e juvenil brasileira, desobediência epistêmica, estereótipo, Lei 10.639/2003.

Resumen

Este trabalho visa realizar uma reflexão sobre a literatura infantil e juvenil produzida no Brasil após
a Lei 10.639/2003, explicitando em que medida ela vai ou não ao encontro do que é postulado pelo
documento legal. Para tanto, valho-me das noções de “política de identidade” e de “identidade em
política”, pensadas por Walter Mignolo, quando discute o que é “desobediência epistêmica”. Faço
um diálogo com Michel Foucault, a partir de sua reflexão sobre episteme e com base no prefácio de As palavras e as coisas. A concepção de estereótipo e seus usos na literatura brasileira, conforme apresentado em Bastide, Brookshow e Proença Filho, contribui para uma incursão na história da literatura infantil e juvenil brasileira, que dividi em 5 fases, para evidenciar sua relação direta com as temáticas produzidas pela literatura brasileira dita para os adultos, destacando os estereótipos produzidos para tipificar os negros e cristalizando uma visão monotópica dessas personagens. Como contraponto a essa discussão, apresentei uma breve análise do livro O tronco do Ipé, de José de Alencar, no qual esses estereótipos se manifestam com bastante clareza. Destaquei algumas produções literárias da quinta fase para demonstrar em que medida elas avançam desconstruindo esses estereótipos, assinalando para conhecimentos pluriversais ou permanecem no sistema universal da episteme ocidental. No primeiro grupo, há aqueles livros que conservam o substrato cultural eurocêntrico, fazendo alguns ajustes para reacomodar personagens e espaços, dando uma nova coloração ao mito da democracia racial. No segundo, destaquei de que modo as produções baseadas em estudos sobre as culturas africanas, que fundamentam a afro-brasileira, apontam na direção da pluralidade praticando, portanto, a desobediência epistêmica.

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Biografía del autor/a

Telma Borges Silva, Universidade Federal de Minas Gerais

Professora do Departamento de Métodos e Técnicas da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, coordenadora do projeto de pesquisa O narrador bastardo em narrativas contemporâneas: perspectivas e ensino; coordenadora do projeto de Extensão Oficinas de mediadores e promotores de leitura literária. Integra o Gpell - Grupo de Pesquisa do Letramento Literário e o Ceale - Centro de Alfabetização e Leitura da FaE.

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Publicado

2021-08-31

Cómo citar

Silva, T. B. (2021). A literatura infantil e juvenil brasileira contemporânea e a desobediência epistêmica: reflexões e impasses. Revista De Filosofía Aurora, 33(59). https://doi.org/10.7213/1980-5934.33.059.DS02