A PRESENÇA DO OUTRO: INTERSUBJETIVIDADE NO PENSAMENTO DE DESCARTES E DE MERLEAU-PONTY

Autores/as

  • Ericson Falabretti Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7213/rfa.v22i31.2533

Resumen

Segundo Merleau-Ponty, para o pensamento objetivo, tomando a obra de Descartes como contraponto, a existência de outrem “representa dificuldade e escândalo”. O objetivo central deste artigo é investigar a origem dessa “dificuldade” a partir de duas perspectivas. Primeiro, vamos discutir os problemas sobre inter-subjetividade – da existência do Outro – na filosofia de Descartes, confrontando o texto de Descartes com a interpretação de Merleau-Ponty. Depois, de modo mais aprofundado, vamos apresentar a ideia de como o cogito pré-reflexivo concebido por Merleau-Ponty – alicerçado sobre a uma teoria fenomenológica do corpo, até certo ponto devedora do itinerário metafísico de Descartes – pode ser pensado como condição de possibilidade das relações intersubjetivas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BONAN, R. Le Problème de L’intersubjectivé dans la Philosophie de Merleau-Ponty: la dimension commune. Paris: L’ Harmattan, 2001. v. 1.

DESCARTES, R. Discurso do método; As paixões da alma; Meditações metafísicas; Objeções e respostas. 5. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991. (Os Pensadores).

HUSSERL, E. Méditations cartésiennes (Introduction a la Phénomenologie). Paris: (Librairie Philosophique) J. Vrin, 1947.

KANT, I. Crítica da razão pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1985.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MERLEAU-PONTY, M. A prosa do mundo. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

MERLEAU-PONTY, M. A estrutura do comportamento. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

Publicado

2010-05-03

Cómo citar

Falabretti, E. (2010). A PRESENÇA DO OUTRO: INTERSUBJETIVIDADE NO PENSAMENTO DE DESCARTES E DE MERLEAU-PONTY. Revista De Filosofía Aurora, 22(31), 515–541. https://doi.org/10.7213/rfa.v22i31.2533