Subjetivação e veridição no cristianismo e na antiguidade greco-romana

Autores/as

  • Vera Portocarrero Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.7213/1980.5934.31.052.DS10

Palabras clave:

Cristianismo, genealogia, práticas de si, verdade, sujeito, experiência da carne

Resumen

O objetivo deste artigo é fazer uma introdução à pesquisa foucaultiana, por um lado, das diferentes formas de relação do sujeito consigo mesmo e com os outros, as técnicas de si que podem ser encontradas, em todas as culturas, de modos diferentes, principalmente aquelas imanentes à produção da verdade no Ocidente; por outro lado, dos deslocamentos teóricos e práticos do dizer verdadeiro da Antiguidade greco-romana para o cristianismo. O método utilizado foi o de análise de textos relevantes para o tema proposto. A hipótese, confirmada, é que o recuo genealógico de Foucault ao cristianismo demonstra diferentes regimes de sexualidade marcando flutuações e grandes diferenças quanto à atualidade, que não traçam uma herança da qual não poderíamos nos desembaraçar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Vera Portocarrero, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Professora Titular de Filosofia da UERJ. Pesquisadora do Prociência UERJ/FAPERJ. Autora e tradutora de livros e artigos referentes a Michel Foucault, Pierre Hadot, Martha Nussbaum, Georges Canguilhem. Dedica-se à filosofia das ciências humanas e biomédicas, com ênfase nos conceitos de vida, loucura, psiquiatria, artes da existência, arqueologia, genealogia, epistemologia, poder, saber, ética, moral.

Citas

CLEMENT D´ALEXANDRIE. Le Pédagogue. Texte traduit en français par H.-I. Marrou e M. Hal, S.C, 1960.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade 2: O Uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

FOUCAULT, M. Le Courage de la vérité : le gouvernement de soi et des autres II. Cours au Collège de France. 1984. Paris: Gallimard, 2009.

FOUCAULT, M. Governo de si e governo dos outros. Curso no Collège de France. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FOUCAULT, M. Du Gouvernement des Vivants. Paris: Gallimard, 2012.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade 3: O cuidado de si. 12 ed. Rio de Janeiro: Graal, 2013a.

FOUCAULT, M. L´origine de l´herméneutique de soi : Conférences prononcées à Dartmouth College, 1980. Paris : Vrin, 2013b.

FOUCAULT, M. Histoire de la sexualité 4. Les aveux de la chair. Paris : Gallimard, 2018.

GROS, F. Avertissement. In : FOUCAULT, M. Histoire de la sexualité 4. Les aveux de la chair. Paris : Gallimard, 2018. pp. I -XI.

ROUSSELLE, A. Porneia. De la maîtrise du corps à la privation sensorielle II-IV siècles de l’ère chrétienne. Paris: PUF, 1983

Publicado

2019-05-06

Cómo citar

Portocarrero, V. (2019). Subjetivação e veridição no cristianismo e na antiguidade greco-romana. Revista De Filosofía Aurora, 31(52). https://doi.org/10.7213/1980.5934.31.052.DS10