Foucault e as dramaturgias de Édipo-Rei

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.7213/1980.5934.31.052.DS07

Palabras clave:

Édipo-Rei, cegueira, temporalidade, espacialidade, Michel Foucault

Resumen

O visível e o invisível, o futuro e o passado, o palácio e a montanha; olhar, tempo e espaço são para Foucault categorias fundamentais nas análises que ele desenvolve acerca da tragédia de Édipo-Rei. Compreendendo-a como uma obra estabelecida historicamente, e, por isso mesmo, uma dramaturgia, para o pensador francês, o texto sofocliano é o lugar
da multiplicidade de saberes e poderes, que transitando entre os diferentes personagens, dos deuses aos escravos, revelam o trágico como um modo de saber transgressivo, proibido, temível, pois se opõe à conaturalidade e à harmonia do conhecimento, próprio da filosofia universalista de caráter racional.

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Biografía del autor/a

Fabiano Incerti, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Filosofia pela PUCSP e pós-doutor em Ciências Sociais pela UBA. Professor do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da PUCPR e diretor do Instituto Ciência e Fé da mesma instituição.

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Publicado

2019-05-06

Cómo citar

Incerti, F. (2019). Foucault e as dramaturgias de Édipo-Rei. Revista De Filosofía Aurora, 31(52). https://doi.org/10.7213/1980.5934.31.052.DS07