A estrutura da Ética da Compaixão de Schopenhauer em relação à Filosofia Transcendental

Autores/as

  • Yukiko Hayashi

DOI:

https://doi.org/10.7213/1980-5934.30.049.DS12

Resumen

Na interpretação da ética da compaixão de Schopenhauer desenvolvida até então, a unidade metafísica entre “eu” e “outro”, ou a ética do sentimento, era colocada em oposição à ética normativa kantiana. Recentemente houve novas tentativas de interpretar, com outra fundamentação, sua teoria do conhecimento e sua ética, a saber, com base na filosofia transcendental assumida por Kant. Com a presente reflexão, eu gostaria de contribuir com a compreensão transcendental-filosófica da compaixão na teoria da compaixão de Schopenhauer. Especialmente com recurso a dois aspectos do sofrimento na ética da compaixão, a saber, ao sentimento como afeto da vontade e à representação do sofrimento, eu esclareço que a ética da compaixão foi pensada por Schopenhauer segundo a concepção transcendental-filosófica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

HAYASHI, Y. Uma consideração transcendental-filosófica da compaixão: Identidade e Diferença entre Eu e Outros [em japonês]. In: Schopenhauer-Studien, Band XX. Tóquio: Japanische Schopenhauer-Gesellschaft, 2015.

HAYASHI, Y. Schopenhauer zwischen der Transzendentalphilosophie und der Ethik: Eine Betrachtung über das Leiden und die Idee. In: Schopenhauer-Jahrbuch 97. Schopenhauer-Gesellschaft, 2016. p. 211-220.

ITO, T. A “compaixão” de Schopenhauer como filosofia transcendental [em japonês]. In: Schopenhauer-Studien, Band IV. Tóquio: Japanische Schopenhauer-Gesellschaft, 1999.

ITO, T. Vontade e Representação na Compaixão de Schopenhauer [em japonês]. In: Schopenhauer-Studien, Band V. Tóquio: Japanische Schopenhauer-Gesellschaft, 2000.

KAMATA, Y. Der junge Schopenhauer. Genese des Grundgedankens der Welt als Wille und Vorstellung. Freiburg/München: Alber, 1988.

KAMATA, Y. Die Kant-Rezeption des jungen Schopenhauer in Ueber die vierfache Wurzel des Satzes vom zureichenden Grunde. In: BIRNBACHER, D. (Hrsg.), Schopenhauers Wissenschaftstheorie: Der Satz vom Grund - Beiträge zur Philosophie Schopenhauers. Würzburg: Könishausen & Neumann, 2015. p. 45-58. Band 16.

SCHOPENHAUER, A. Die frühen Manuskripte 1804-1818. In: SCHOPENHAUER, A. Der Handschriftliche Nachlaß. Hrsg. v. Arthur Hübscher. 5 Bände in 6. Frankfurt am Main: Verlag W. Kramer, 1966-1975. Taschenausgabe (band- u. seitengleich) München: dtv, 1985.

SCHOPENHAUER, A. Sämtliche Werke. Hrsg. v. Arthur Hübscher. 7 Bände. 4.

Aufl. Mannheim: F.A. Brockhaus, 1988 (= Werke).

SCHOPENHAUER, A. Die Welt als Wille und Vorstellung I. In: Werke, volume II, 1988a.

SCHOPENHAUER, A. Die Welt als Wille und Vorstellung II. In: Werke, volume III, 1988b.

SCHOPENHAUER, A. Die beiden Grundprobleme der Ethik. In: Werke, volume IV, 1988c.

SCHOPENHAUER, A. Ueber die vierfache Wurzel des Satzes vom zureichenden Grunde, Dissertation 1813. In: Werke, volume VII (1988d).

SCHOPENHAUER, A. Sobre o Fundamento da Moral. Tradução de Maria Lúcia M. O. Cacciola. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação. Tradução, apresentação, notas e índices de Jair Barboza. 2. ed. São Paulo: Editora UNESP, 2015a. Tomo I.

SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e como representação. Tradução,

apresentação, notas e índices de Jair Barboza. São Paulo: Editora UNESP, 2015b. Tomo II.

UENOYAMA, A. A filosofia da natureza de Schopenhauer e a ética da compaixão: a respeito da compreensão do mundo através da analogia da vontade [em japonês]. In: Science of mind, n. 46. Tokyo: Philosophisches Seminar in Nihon Universität, 2008.

UENOYAMA, A. Schopenhauer e a ética animal – o significado moderno da ética da compaixão [em japonês]. In: Risou, n. 687. Chiba: Risousya, 2011.

Publicado

2018-04-27

Cómo citar

Hayashi, Y. (2018). A estrutura da Ética da Compaixão de Schopenhauer em relação à Filosofia Transcendental. Revista De Filosofía Aurora, 30(49). https://doi.org/10.7213/1980-5934.30.049.DS12