RELIGIÃO E CULTURA: UM BREVE ITINERÁRIO DO FIM DO MUNDO ANTIGO AOS DIAS DE KIERKEGAARD

Autores/as

  • Marcio Gimenes de Paula Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.7213/aurora.26.038.AO.03

Resumen

Kierkegaard nos mostra, em boa parte de suas obras, sua categórica rejeição em aceitar que a religião cristã pudesse ser reduzida a uma questão de cultura. Mesmo vivendo numa época em que muitos parecem aceitar essa premissa, o filósofo enfrenta inúmeras dificuldades para fazer valer seu posicionamento e, por outro lado, sua proposta parece, ao mesmo tempo, profundamente discutível e polêmica. O cristianismo parece se confundir com a cultura desde seus primórdios e, inclusive, talvez tenha dependido disso para sua sobrevivência até a atualidade. Desse modo, a tese kierkegaardiana de recusa a uma ligação mais efetiva entre cristianismo e cultura não pode ter, em si mesma, um aspecto intolerante ou reacionário? Para investigar tal questão, almejamos analisar aspectos da obra kierkegaardiana e, a partir de um dado recorte, o contexto de implantação do cristianismo no fim do mundo antigo.

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Publicado

2014-05-02

Cómo citar

Gimenes de Paula, M. (2014). RELIGIÃO E CULTURA: UM BREVE ITINERÁRIO DO FIM DO MUNDO ANTIGO AOS DIAS DE KIERKEGAARD. Revista De Filosofía Aurora, 26(38), 191–214. https://doi.org/10.7213/aurora.26.038.AO.03