O PROCESSO DE HOMINIZAÇÃO: FREUD INTERPRETANDO NIETZSCHE
DOI:
https://doi.org/10.7213/rfa.v17i20.8531Abstract
O presente artigo relaciona as concepções filogenéticas freudianas com as concepções sobre a formação da cultura apresentadas por Nietzsche em a Genealogia da moral. Analisamos o mito filogenético da era glacial enviado por Freud a Ferenczi em 1915 e relacionamos cada uma de suas partes com as teses nietzscheanas. Interpretamos as duas partes do mito – a primeira, correspondente às vivências da humanidade na era glacial que criaram as condições para a formação da psicologia do pai primitivo e da horda primitiva, e a segunda, correspondente às vivências dos filhos submetidos ao poder do pai primitivo que criaram as condições para o ato parricida e a constituição da cultura – a partir da diferença proposta por Nietzsche entre credores e devedores, entre a moral dos senhores e a moral dos escravos. A comparação com as teses de Nietzsche possibilita-nos delinear aspectos do pai primitivo freudiano que estão ausentes no texto principal de Freud sobre a filogênese: Totem e tabu, mas que estão presentes em textos posteriores ao mito da era glacial. Evidencia o pai primitivo como um ser livre, um artista capaz de dar uma forma a si mesmo e constituir a horda. Por outro lado, tal comparação revela a lógica entre a vivência dos filhos de serem castrados e a disposição que ela constitui, o prazer na dor. Mostrada a correspondência entre as duas teorias interpretamos o próprio texto Totem e tabu, ou melhor, o mito do parricídio, como uma interpretação, uma complementação de Freud à genealogia nietzscheanaDownloads
References
FREUD, Sigmund. Projeto de uma psicologia. Tradução de Osmyr Faria
Junior. Rio de Janeiro, RJ: Imago. 1995.
______. Três ensaios sobre a teoria sexual. Drei Abhandlungen zur Sexualtheorie.
Studienausgabe. Frankfurt am Main: Fischer Taschenbuch, 1982. Band 5.
______. Observações psicanalíticas sobre um relato autobiográfico
de um caso de paranóia. Psychoanalytische Bemerkungen über einen
autobiographisch beschriebenen Fall von Paranoia. Studienausgabe.
Frankfurt am Main: Fischer Taschenbuch, 1982. Band 8.
______. Totem e tabu. Totem und Tabu. Studienausgabe. Frankfurt am
Main: Fischer Taschenbuch, 1982. Band 9.
______. Uma introdução ao narcisismo. Zur Einführung des Narzissmus.
Frankfurt am Main: Fischer Taschenbuch, 1982. Band. 3.
______. Pulsões e seus destinos. Triebe und TriebsSchicksale. Studienausgabe.
Frankfurt am Main: Fischer Taschenbuch, 1982. Band 3.
______. Neuroses de Transferência: uma síntese. Rio de Janeiro, RJ:
Imago, 1987.
______. Além do princípio do prazer. Jenseits des Lustprinzips. Studienausgabe.
Frankfurt am Main: Fischer Taschenbuch, 1982. Band 3.
______. Psicologia das massas e análise do eu. Massenpsychologie und IchAnalyse.
Studienausgabe. Frankfurt am Main: Fischer Taschenbuch, 1982. Band 9.
______. O eu e o id. Das Ich und das Es. Studienausgabe, Band III.
Frankfurt am Main: Fischer Taschenbuch Verlag, 1982.
______. Mal estar na cultura. Das Unbehagen in der Kultur. Taschenbuch.
Frankfurt am Main: Fischer Taschenbuch, 1982.
______. O homem Moisés e a religião monoteísta. Der Mann Moses
und die monotheistiche Religion. Studienausgabe. Frankfurt am Main:
Fischer Taschenbuch, 1982. Band. 9.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhelm. Genealogia da moral. São Paulo, SP:
Companhia das letras. 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.