Uma crítica à memética de Susan Blackmore
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistadefilosofiaaurora.7770Abstract
O livro The Meme Machine, de Susan Blackmore, foi considerado por Dawkins como aquele que leva a memética mais longe. Nesse livro, Blackmore apresenta várias análises meméticas de variados fenômenos,, além disso, procura resolver algumas das questões mais fundamentais da área e apresentar algumas das definições mais utilizadas de conceitos centrais da memética. Por mais importante que seja tal livro, Blackmore comete o erro de ignorar as pesquisas que poderiam fundamentar suas análises e, desse modo, acaba criando narrativas interessantes, mas sem embasamento empírico.Downloads
References
BLACKMORE, S. The meme machine. Oxford: Oxford University Press, 1999;
DAWKINS, R. O gene egoísta. Belo Horizonte: Ed. Itatiaia, 2001;
DAWKINS, R. A escalada do monte improvável. São Paulo: Companhia das Letras, 1998;
DAWKINS, R. Deus, um delírio. São Paulo: Companhia das Letras, 2007;
DENNETT, D. C. A perigosa idéia de darwin. Rio de Janeiro: Rocco, 1998;
DUGATKIN, L. A. The imitation factor: evolution beyond the gene. New York: The Free Press, 2000;
EL-HANI, C. N. Between the cross and the sword: the crisis of the gene con¬cept. Genetics and molecular biology, v. 30, n. 2, p. 297-307. 2007. doi:10.1590/ S1415-47572007000300001;
GOULD, S. J. A montanha de moluscos de Leonardo da Vinci. São Paulo: Companhia das Letras. 2003;
GOULD, S. J. Sociobiology and the Theory of Natural Selection. In: RUSE, M. (Ed.). Philosophy of biology. New York: Prometheus Books, 1998. p. 253-264;
HULL, D. Taking memetics seriously: memetics will be what we make it. In: AUNGER, R. (Org.). Darwinizing culture: the status of memetics as a Science. Oxford: Oxford University Press, 2000. p. 43-69;
LEAL-TOLEDO, G. Controvérsias meméticas: a ciência dos memes e o darwinismo universal em Dawkins, Dennett e Blackmore. 2009. 467 p. Tese (Doutorado Filosofia) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2009;
MITHEN, S. A pré-história da mente: em busca das origens da arte, da religião e da ciência. São Paulo: UNESP, 2002;
PLOTKIN, H. Darwin machines and nature of knowledge. Massachusetts: Havard University Press, 1997;
RICHERSON, P. J.; BOYD, R. Not by genes alone: how culture transformed human evolution. Chicago: University of Chicago Press, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.