Desrealización y diferencia: conceptos fundamentales de la estética de Ortega y Gasset
DOI:
https://doi.org/10.7213/revistadefilosofiaaurora.7522Abstract
En este artículo pensamos críticamente la estética de Ortega y Gasset. Esa estética consiste básicamente en una filosofía del arte, cuyo tema principal es la pregunta por la esencia del arte. Ortega piensa que el arte es desrealización e irrealidad. Esto significa que el arte es algo esencialmente diferente de la realidad. Para Ortega, esa diferencia es estética y ontológica. Esa diferencia es su pensamiento estético fundamental y lo quedistingue su filosofía estética de la hermenéutica, la deconstrucción y el arte conceptual. Para Ortega, arte y realidad son dos mundos absolutamente diferentes, pero en la filosofía contemporánea hermenéutica y deconstructiva esta delimitación no es evidente. La pregunta ‘¿qué es el arte?’ es ya una respuesta.Downloads
References
ADORNO, T. W. Ästhetische Theorie. Frankfurt: Suhrkamp, 1984.
(Gesammelte Schriften, Band 7).
BOZAL, V. Prólogo. La deshumanización del arte. Madrid: Espasa, 2000.
DERRIDA, J. La vérité en peinture Paris: Flammarion, 2010.
GADAMER, H. G. Wahrheit und Methode. Hermeneutik I. Tübingen: Mohr Siebeck, 1990. (Gesammelte Werke, Band 1).
GARCÍA, R. El náufrago ilusionado. La estética de José Ortega y Gasset. Madrid: Siglo Veintiúno, 1997.
GUTIÉRREZ, A. “Obra de arte y metáfora en la estética de la razón vital”. Ágora: Papeles de filosofía, v. 19, n. 1, p. 129-151, 2000.
LA RUBIA, F. Una encrucijada española. Ensayos críticos sobre M. de Unamuno y Ortega y Gasset. Madrid: Biblioteca Nueva, 2005.
MOLINUEVO, J. L. Estudio introductorio. El sentimiento estético de la vida. Antología. Madrid: Tecnos, 1995.
ORTEGA Y GASSET, J. Obras completas. Madrid: Alianza Editorial, Revista de Occidente, 1983. (12 v.)
ORTEGA Y GASSET, J. Ensayo de estética a manera de prólogo. 1914a. v. VI.
ORTEGA Y GASSET, J. Meditaciones del Quijote. 1914b. v. I.
ORTEGA Y GASSET, J. Musicalia. 1921a. v. II.
ORTEGA Y GASSET, J. Meditación del marco. 1921b. v. II.
ORTEGA Y GASSET, J. Sobre el punto de vista en las artes. 1924. v. IV.
ORTEGA Y GASSET, J. La deshumanización del arte. 1925a. v. III.
ORTEGA Y GASSET, J. Ideas sobre la novela. 1925b. v. III.
ORTEGA Y GASSET, J. Velázquez. 1947. v. VIII.
URRUTIA, J. “Vitalidad de la deshumanización del arte”. Revista de Occidente, n. 301, p. 5-22, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.