A técnica como fenômeno ontológico e político: uma articulação entre Heidegger, Feenberg e Deleuze
DOI:
https://doi.org/10.7213/aurora.27.040.DS03Abstract
O artigo analisa uma das possíveis relações conceituais entre a questão ontológica e a reflexão política no marco do pensamento sobre a técnica. Num primeiro movimento analítico, o texto expõe os traços fundamentais da filosofia de Martin Heidegger no que diz respeito à questão da técnica, verificando sua novidade, radicalidade e fertilidade. Permanecendo no âmbito da filosofia heideggeriana, o artigo aponta certos limites e dificuldades na analítica estritamente ontológica proposta pelo pensador alemão. Em virtude destas restrições indicadas, num segundo momento o texto pondera algumas das propostas básicas da filosofia da técnica de Andrew Feenberg, implementando, deste modo, um deslocamento do puramente ontológico para o marco do político. O ponto central neste movimento é aquele que verifica que, apesar de todos os cuidados conceituais de Feenberg, a censura heideggeriana, de cunho ontológico, a qualquer intento de organização da técnica a partir das esferas da ética e da política, permanece pertinente. Finalmente, num terceiro momento, o artigo aborda a filosofia de Gilles Deleuze, expondo uma possível articulação entre política e ontologia que possa superar essa aporia de base.Downloads
References
CRAIA, E. A problemática ontológica em Gilles Deleuze. Cascavel: Edunioeste, 2002.
CRAIA, E. Gilles Deleuze e a questão da Técnica. 2001. 295 f. Tese (Doutorado em Filosofia) — Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2003.
DELEUZE, G. La conception de la différence chez Bergson. In: LES ÉTUDES bergsoniennes. Paris: Albin Michel, 1956. v. 4. p. 77-122.
DELEUZE, G. O atual e o virtual. In: ALLIEZ, E. Deleuze filosofia virtual. Trad. Heloisa B. S. Rocha. São Paulo: Editora 34, 1996. p. 49-57.
DELEUZE, G. Bergsonismo. Trad. Luiz B. L. Orlandi. São Paulo: Editora 34, 1999.
DELEUZE, G. Différence et répétition. Paris: Puf, 1993.
FEENBERG, A. Teoría crítica de la tecnología. Revista CTS, v. 2, n. 5, jun. 2005.
FEENBERG, A. Ten paradoxes of technology. Techné, v. 14, n. 1, Winter 2010.
FEENBERG, A. Transformar la tecnología: una nueva visita a la teoría crítica. Bernal: Universidad Nacional de Quilmes, 2012.
HEIDEGGER, M. A questão da técnica. Cadernos de Tradução, n. 2, p. 40-93, 1997.
HEIDEGGER, M. Carta sobre el Humanismo. Madrid: Alianza Editorial, 2000.
LÉVY, P. O que é o virtual. São Paulo: Editora 34, 1996.
PARENTE, A. (Org.). Imagem máquina. São Paulo: Editora 34, 1996.
VEAK, T. Whose Technology? Whose Modernity?: Questioning Feenberg’s Questioning Technology. Science, Technology and Human Values, v. 25, n. 2, p. 226-237, Spring 2000.
VIRILIO, P. Velocidade e política. São Paulo: Estação Liberdade; 1996.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.