Fichte: o papa da novíssima estética? Pesquisa entorno a uma caricatura e ao seu contexto
DOI:
https://doi.org/10.7213/aurora.27.042.DS02Abstract
Nosso intuito é questionar a identificação, feita pelos editores da Obra completa de Fichte (J.G. Fichte-Gesamtausgabe), da personagem principal de uma caricatura intitulada “A estética mais nova” de 1803, com Fichte. Embora haja razões verossímeis para retratar Fichte como “o papa da novíssima estética”, queremos mostrar, não obstante, que o context a partir do qual a imagem deve ser interpretada não é o filosófico do pós kantismo e do nascente idealismo, mas o contexto da querela literária entre Goethe e os românticos por um lado, e o conservadorismo de Kotzbue, Nicolai, Merkel, por outro. A análise dos dois contextos mostra que, diferentemente do que é assumido pelos editores da obra de Fichte, ele não é o protagonista da caricatura. Deste modo, também se sugere como os dois contextos podem ser relacionados a partir da filosofia de Fichte.Downloads
References
BENJAMIN, W. O conceito de crítica de arte no romantismo alemão. Trad. Márcio
Seligmann-Silva. São Paulo: Iluminuras, 2011.
CECCHINATO, G. Fichte und das problem einer Ästhetik. Würzburg: Ergon
Verlag, 2009.
FICHTE, J. G. Gesamtausgabe der Bayerischen Akademie der Wissenschaften.
Stuttgart-Bad Cannstatt: Frommann-Holzboog, 1962ss.
FICHTE, J. G. A Doutrina da Ciência de 1794 e Outros Escritos. Tradução: R. R.
Torres Filho. Coleção os Pensadores. São Paulo: Nova cultural, 1988.
FRANK, M. What is Early German Romantic Phlosophy? In: NASSAR, D. The relevance
of romanticism. New York: Oxford University Press, 2014. p.15-30.
FRISCHMANN, B. Vom transzendentalen zum frühromantischen Idealismus. J. G.
Fichte und Fr. Schlegel. Paderborn: Ferdinand Schöningh Verlag, 2006.
FUCHS E. Fichte im Geschpräch. Stuttgart-Bad Cannstatt:Frommann-Holzboog,
v. iii.
PAREYSON, L. Fichte. Il sistema della libertà. Torino: Mursia, 1950.
SCHMITZ, R. (ORG.) Die Ästhetische Prügeley. Streitschriften der antiromantischen
Bewegung. Göttingen: Wallstein- Verlag, 1992.
SCHLEGEL F. O dialeto dos fragmentos. Tradução: Márico Suzuki. São Paulo:
Iluminuras, 1997.
SCHLEGEL F. Lucinde. Stuttgart: Reclam, 1999.
SUZUKI, M. O Gênio romântico. São Paulo: Iluminuras, 1998.
TORRES FILHO, R. R. 1975. O espírito e a letra. Crítica da imaginação pura em
Fichte. São Paulo: Ática.
TORRES FILHO, R. R. A “Filha Natural” em Berlim. In: TORRES FILHO, R.
R. Ensaios de filosofia ilustrada. São Paulo: Illuminuras, 2004. p. 91-109.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.