Vozes do nosso tempo: um texto, um caminho: J. Munguambe & H. Joshua
DOI:
https://doi.org/10.7213/1980-5934.33.059.DS09Keywords:
Qu'Est-ce qu'un Auteur?, é uma proposta interrogativa formulada por Foucault logo depois de Barthes declarar em 68 La Mort de l'Auteur como negação forçada à intenção semiótica do verbo acabado isto é, descorolar o modo simbólico de percepcionar a arte poAbstract
Qu'Est-ce qu'un Auteur?, é uma proposta interrogativa formulada por Foucault logo depois de Barthes declarar em 68 La Mort de l'Auteur como negação forçada à intenção semiótica do verbo acabado isto é, descorolar o modo simbólico de percepcionar a arte por meio de novas propostas poéticas que, não só questionam o edifício estético já estabelecido como também, propõem por meio de uma assinalada dose de negação e integração do léxico marginalizado. Diferentemente de um fazer artístico preso na nostalgia de um lugar-comum; da busca por meio de rompimento com uma literatura de carácter panfletário-partidário dado pela Charrua dos anos 80 como signo de um fazer com rotulagem tipicamente moçambicana – a geração que configura a estética Pós-2000 – a que também a chamo por geração da náusea – rompe com esta linha de um fazer subjacente à carruagem de reparação colonial para significar o acto de ser por meio de uma estética de contrariedades coroado pela insatisfação do um país.
Downloads
References
BADIOU, A. Pequeno Manual de Inestética. São Paulo: Liberdade, 2002.
BLOOM, H. A Anatomia da Influência – Literatura como Modo de Vida. Rio de Janeiro: Objetiva, 2013.
BODEI, R. A Filosofia do Século XX. 35ª ed. Lisboa: Edições 70, 1997.
CULLER, J. Teoria Literária – Uma Introdução. São Paulo: Beca Produções Culturais, 1999.
DINDÉ, J Para Onde Vão os Valores? Lisboa: Ed. Instituto Piaget, 2004.
JOSHUA, H. Os Ângulos da Casa. Maputo: Fundação Fernando Leite Couto, 2016.
HEIDEGGER, M. A Origem da Obra de Arte. Lisboa: Edições 70, 1977.
HENRIQUES, A. Argumentação e Discurso Jurídico. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
GOMPERTZ, W. 150 Anos de Arte Moderna Num Piscar de Olhos. Lisboa: Bizâncio, 2014.
MUNGUAMBE, J. As Idades do Vento. Maputo: Fundação Fernando Leite Couto, 2016.
RANCIÈRE, J. A Partilha do Sensível – Estética e Política. São Paulo: Editora 34, 2018.
RICOEUR, P. Tempo e Narrativa 1 – A intriga e a narrativa histórica. São Paulo: Martins Fontes, 2019.
RYNGAERT, J.-P. Ler o Teatro Contemporâneo. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
VOLOCHÍNOV, V. N. A Construção da Enunciação e Outros Ensaios. São Paulo: Pedro e João, 2013.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.