Teoria crítica, sujeitos políticos e a situação brasileira: entrevista com Vladimir Safatle
DOI:
https://doi.org/10.7213/1980-5934.32.057.EN02Keywords:
Teoria Crítica, Psicanálise, Política, Fascismo, PopulismoAbstract
.Downloads
References
ADORNO, T. Dialética Negativa. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2009.
CHAGAS, I. Barragens de rejeitos e os casos Mariana e Brumadinho. Politize, set. 2019. Disponível em: https://www.politize.com.br/barragem-de-rejeitos/. Acesso em 28.11.2020.
FREUD, S. O futuro de uma ilusão (1926-1929). Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. (Obras completas, v. 17).
HABERMAS, J. O discurso filosófico da modernidade. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
HOKHEIMER, M. Porträt eines Aufklärers. Documentário televisivo, 2019. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mYxRHoY06PI. Acesso em: 24 abr. 2020.
LACLAU, E. Razão populista. São Paulo: Ed. Três Estrelas, 2013.
LAPLANCHE, J; PONTALIS, J. B. Dicionário de Psicanálise. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
MARCUSE, H. Ecology and the Critique of Society Today: Five Selected Papers for the Current Context. Organização: SURAK, S., JANSEN, P., REITZ, C. International Herbert Marcuse Society: University of California Santa Barbara, 2019.
MIÉVILLE, C. Outubro: história da Revolução Russa. São Paulo: Boitempo, 2017.
DERICQUEBOURG, B. Os dilemas do Syriza: história de uma decepção?. Revista Nueva Sociedad, ago. 2016. Disponível em: https://www.nuso.org/articulo/os-dilemas-do-syriza/. Acesso em 28.11.2020. PEREIRA, M. Pânico e desamparo: Um estudo psicanalítico. São Paulo: Escuta, 1999. ROSA, J. G. No Urubuquaquá, No Pinhém. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001.
SAFATLE, V. A paixão do negativo: Lacan e dialética. São Paulo: UNESP, 2006.
SAFATLE, V. O circuito dos afetos: corpos políticos, desamparo, fim do indivíduo. São Paulo: Cosac Naify, 2015.
SAFATLE, V. Federn, Kelsen, Laclau e a dinâmica anti-institucional da democracia (pp. 51-62). In: HOFFMANN, C.; BIRMAN, J. (org.). Psicanálise e Política: uma nova leitura do populismo. São Paulo: Instituto Lagange/Université Paris Diderot, 2018.
SAFATLE, V. Dar corpo ao impossível: o sentido da dialética a partir de Theodor Adorno. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.