Liberdade e democracia em conflito
DOI:
https://doi.org/10.7213/1980-5934.32.057.AO07Keywords:
Democracia, Liberdade, Política, Rousseau, Rancière.Abstract
A experiência democrática moderna indica que o nosso sistema político mantém uma relação de sobredeterminação com a liberdade. Toda forma de sistema político determina o alcance e o sentido da nossa liberdade, ao mesmo tempo em que a experiência concreta de liberdade modifica o sistema político. Sustentamos neste trabalho que a liberdade individual elevada ao princípio máximo de realização existencial e à consagração ideal de vida política é, ao mesmo tempo, o registro jurídico-político de que realmente vivemos em uma democracia, sem, contudo, deixar de se apresentar como força desestruturante do próprio regime democrático.
Downloads
References
AGAMBEN, G. L’invenzione di un’epidemia & Chiarimenti. In: Quodlibet, 2020. Disponível em: https://www.quodlibet.it/giorgio-agamben-chiarimenti. Acesso em: 15 jun. 2020.
BERLIN, I. Two concepts of liberty. In: BERLIN, I. Four essays on liberty. Oxford: Oxford University Press, 1969.
CANDIOTTO, C. Parrhesia filosófica e ação política: Platão e a leitura de Foucault. Revista de Filosofia Aurora, v. 23, n. 32, p. 31-52, 2011. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/index.php/aurora/article/view/1726/1633. Acesso em: 12 jun. 2020. doi: http://dx.doi.org/10.7213/rfa.v23i32.1726.
CONSTANT, B. De la liberté des Anciens comparée à celle des Modernes. In: CONSTANT, B. Écrits politiques. Paris : Gallimard, 1997. p. 589-619.
LEFORT, C. A Invenção democrática: os limites da dominação totalitária. São Paulo: Brasiliense, 1983.
GRIMAL, P. Os erros da liberdade. Campinas: Papirus, 1990.
MACHIAVELLI, N. “Istorie Fiorentine e altre opere storiche e politiche”. In: MACHIAVELLI, N. Opere, a cura di Alessandro Montevecchi. Torino: UTET, 2013.
MACHIAVELLI, N. Discorsi sopra la prima Deca di Tito Livio. Milano: Rizzoli Editore, 2000.
MACHIAVELLI, N. O Príncipe. São Paulo: Editora Nova Cultura, 1999. (Coleção Os Pensadores).
LEIA a íntegra do discurso de Bolsonaro na cerimônia de posse no Congresso. São Paulo, 1 de janeiro de 2019. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/poder/2019/01/leia-a-integra-do-discurso-de-bolsonaro-na-cerimonia-de-posse-no-congresso.shtml. Acesso em: 08 jul. 2019.
PLATON. Oeuvres complètes. Texto grego e tradução francesa. Paris: Les Belles Lettres, 1920. (Collection des Universités de France).
PLATÃO. Protágoras. Trad. Carlos Alberto Nunes. Belém: Ed. UFPA, 2002. (Col. Diálogos).
RANCIÈRE, J. O ódio à democracia. Trad. Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2014a.
RANCIÈRE, J. Ainda se pode falar de democracia? (2011). Trad. V. Brito, ed. J. F. Figueira e V. Silva, Ymago. São Paulo, KKYM, 2014b.
ROUSSEAU, J.-J. Do Contrato Social. In: Os Pensadores. Trad. Lurdes Santos Machado. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
ROUSSEAU, J.-J. Oeuvres complètes. vols I, II, III, IV e V, Paris: Gallimard: Bibliothèque de la Pléiade, 1964 e 1969.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.