ONTOLOGIA E ARTES EM MERLEAU-PONTY

Authors

  • Luiz Damon Santos Moutinho Universidade de São Paulo e Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.7213/rfa.v22i31.2524

Abstract

Procuramos discutir a ontologia indireta de Merleau-Ponty a partir do estatuto conferido por ele às artes. De início, vinculando o logos do mundo estético de que fala a ontologia ao tema da pintura, o que confere a esta uma signifi cação metafísica. Depois, vinculando aquele mesmo logos ao sentido do trabalho do artista. Por fi m, uma aproximação entre Sartre e Merleau- Ponty a propósito da pintura e da literatura: de um lado, a ontologia merleaupontiana interdita conferir ao objeto estético o estatuto de irreal, como o faz Sartre; de outro, ela interdita ainda, por meio de uma distinção entre parole parlante e parole parlée, o papel proeminente conferido por Sartre ao prosador.

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References

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Published

2010-05-03

How to Cite

Moutinho, L. D. S. (2010). ONTOLOGIA E ARTES EM MERLEAU-PONTY. Revista De Filosofia Aurora, 22(31), 483–493. https://doi.org/10.7213/rfa.v22i31.2524