Corpo e Psiquismo: sobre uma antinomia da experiência na obra de Freud
DOI:
https://doi.org/10.7213/1980-5934.30.050.AO01Keywords:
Corpo. Psiquismo. Antinomia. Experiência.Abstract
O ponto de vista psíquico domina a obra de Freud, dados os objetivos clínicos do autor, que desenvolve um método para tratar as neuroses de transferência no âmbito individual e atual. No entanto, a consideração do corpo como um organismo (Organismus) se faz necessária, o que implica, por outro lado, na consideração da série histórica dos indivíduos no contexto da Humanidade não apenas atual, mas também da série orgânica, o que resulta na consideração biológica e não apenas cultural. Essa é uma constatação que nos leva, curiosamente, à situação paradoxal na qual tanto o cérebro é tomado como um produto psíquico, como o psiquismo é tomado como um produto do cérebro.
Downloads
References
ACHA, O. Freud e o problema da história. Buenos Aires: Prometeo Libros Editorial, 2007.
BRANDÃO, E. O conceito de matéria na obra de Schopenhauer. Tese (Doutorado em Filosofia) — Universidade de São Paulo (USP), 2002.
CACCIOLA, M. L. A crítica da razão no pensamento de Schopenhauer. Dissertação
(Mestrado em Filosofia) — Departamento de Filosofia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1981.
FONSECA, E. R. da. Psiquismo e vida: sobre a noção de Trieb nas obras de Freud, Schopenhauer e Nietzsche. Curitiba: Editora UFPR, 2012.
FONSECA, E. R. da. Uma estreita passagem: sobre o conceito de corpo nas obras
de Schopenhauer e Freud. Curitiba: Editora UFPR, 2016.
FREUD, S. SA Die S Freud-Studienausgabe. (S. Fischer Verlag, 1980). Org. 2. ed. Munique: DTV/de Gruyter, 1999. 11 v. (As referências a essa edição são indicadas pelas iniciais SA, seguidas do número do volume em algarismo romano e do número da página em número arábico).
FREUD, S. A correspondência completa de S. Freud para W. Fliess. Rio de Janeiro: Imago, 1986.
FREUD, S. Neuroses de transferência: uma síntese. Rio de Janeiro: Imago, 1987.
FREUD, S; FERENCZI, S. The Correspondence of Sigmund Freud and Sandor Ferenczi. Cambridge: The Belknap Press of Harvard University Press, 1996. v. 2, p. 1914-1919.
KANT, I. Crítica da razão pura. Trad. Fernando Costa Mattos. Petrópolis: Vozes, 2016.
SCHOPENHAUER, A. WWV Die Welt als Wille und Vorstellung, [“O Mundo Como Vontade e Representação” e “Complementos”] — 1819 (1. ed.); 1844 (2. ed.); 1859 (3. ed.). In: SW Sämtliche Werke. Wolfgang Frhr. von Löhneysen (ed.). Frankfurt: Suhrkamp Verlag, 1986. 5 v. (As referências a essa edição são indicadas pelas iniciais SW, seguidas do número do volume em algarismo romano e do número da página em número arábico).
SCHOPENHAUER, A. Crítica da filosofia kantiana. Trad. Maria Lúcia Cacciola. 5. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1991. (Os Pensadores).
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.