A insuperável dimensão simbólica da vida Negação e afirmação do querer nas filosofias de Schopenhauer e Nietzsche
DOI:
https://doi.org/10.7213/1980-5934.30.049.DS09Keywords:
Vida. Vontade. Afirmação. Negação.Abstract
Este texto aborda as ideias de negação e afirmação da vida sob as óticas de Schopenhauer e Nietzsche a partir do pressuposto de que as considerações de ambos implicam intransponíveis considerações simbólica destas noções. Não se trata de confrontar os autores, mas antes de mostrar como em suas filosofias podem ser antevistas considerações sobre a significação da atividade simbólica humana.
Downloads
References
ABEL, G. Zeichnen der Warheit — Wahrheit der Zeichnen. Nietzsche — studien. Berlin/New York: Walter de Gruyter, v. 39, 2010. p. 17 -38.
BARBOSA, J. Negação da vontade e significado moral do mundo, em: Carvalho, Costa & Motta (Org.): Nietzsche — Schopenhauer: Metafísica e significação moral do mundo. Fortaleza: Ed. UECE, 2015. p. 177-190.
BARROS, R. A. P. Kunst und Wissenschaft bei Nietzsche. Von menschliches, Allzumenschliches bis Also sprach Zaratustra. Berlin: Parerga verlag, 2007.
BARROS, R. A. P. Nietzsche: Além-do-homem e idealidade estética. Campinas: Editora PHI, 2016. p. 94.
CARUS, D. E. Die Gründung des Willensbegriffs. Die Klärung des Willens als rationales Strebevermögen in einer Kritik an Schopenhauer und die Ergründung des Willens in einer Auseinandersetzung mit Aristoteles.Viesenbaden: Springer VS, 2016.
DAMÁSIO, A. E o cérebro criou o homem. Trad. Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
DARWIN, C. On the Origin of Species. In: Evolutionary Writings. Edited by James A. Secord. New York: Oxford, 2008.
FONSECA, E. R. Uma estreita passagem: O conceito de corpo nas obras de Schopenhauer e Freud. Curitiba: Editora UFPR, 2016.
GEMES, K.; JANAWAY, C. Life-denial versus Life Affirmation. Schopenhauer and Nietzsche on Pessimism and Ascetism. In: edited by Bart Vandenabeele (Org.)
A Companion to Schopenhauer. Shushester (UK): Blackwell Publishing Ltd., 2012. p. 280-299.
GÖHMANN, D. Neurophilosophie. In: Koβler, M. Shubbe, D. (Org):
Schopenhauer Handbuch: Leben – Werk – Wirkung. Frankfurt: J. B. Metzler, 2014. p. 343-346.
HANNAN, The Riddle of the World. A Reconsideration of Schopenhauer´s Philosophy. New York: Oxford University Press, 2009.
HARARI, Y. N. Sapiens – Uma breve história da humanidade. Trad. Janaína Marcoantonio. Porto alegre: L&PM, 2014.
HOMERO. Odisseia. Trad. Christian Werner. São Paulo: Cosac Naify, 2014.
KAULBACH, F. Philosophie des Perspektivismus. Tübingen: J.C.B. Mohr, 1990.
NIETZSCHE, F. Friedrich Wilhelm. Sämtliche Werke. Kritische Studienausgabe (KSA). Ed. G. Colli e M. Montinari. Munchen, de Gruyter/DTV, 1980.
SCHOPENHAUER, A. Werksausgabe. Zürich: Haffmans Verlag, 1987.
SCHOPENHAUER, A. O mundo como vontade e representação. Trad. Eduardo Fonseca. Paraná: Editora UFPR, 2014. Tomo II.
WHITLOCK, G. Roger Boscovich, Benedict Spinoza and Friedrich Nietzsche: The untold Story. Berlin/New York: Walter de Gruyter. Nietzsche Studien 25, 1996. p. 200-219.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A autoria permanece com a pessoa autora da obra, que concede à revista e à PUCPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) o direito de primeira publicação. O conteúdo publicado será regido pela licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual autoriza o compartilhamento do material, desde que devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original nesta revista. O autor compromete a cumprir o que segue:
- A pessoa autora manifesta ciência no que diz respeito ao tratamento dos dados necessários para a execução do presente instrumento, o qual será realizado nos ditames do art. 7º, V, da Lei 13.709/2018, declarando a pessoa autora, que foi devidamente informada da finalidade de utilização de seus dados bem como dos direitos que lhe são inerentes, ficando desde já disponibilizado o seguinte canal de comunicação para esclarecimento de qualquer tipo de dúvida https://privacidade.grupomarista.org.br/Privacidade/
- A pessoa autora, desde já, autoriza a Revista de Filosofia Aurora e a EDITORA PUCPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) a utilizar seu nome e imagem nos materiais de divulgação do objeto deste instrumento, em qualquer formato, mídia e meio de comunicação, bem como para as demais finalidades avençadas neste contrato.
- A pessoa autora afirma que a obra/material é de sua autoria e assume integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- A pessoa autora concede à Revista de Filosofia Aurora e à PUCRPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) o direito de primeira publicação da obra/material, de forma gratuita e não exclusiva, conforme os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. A pessoa autora mantém integralmente os direitos patrimoniais e morais sobre a obra, podendo utilizá-la livremente em outros contextos, desde que respeitada a atribuição da publicação original.
- A PUCRPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- A pessoa autora autoriza a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor durante o processo de submissão e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela Revista de Filosofia Aurora, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.


