HANNAH ARENDT E OS ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DE UM CONCEITO NÃO LIBERAL DE CIDADANIA
DOI:
https://doi.org/10.7213/rfa.v22i30.2257Abstract
O artigo tem por objetivo empreender uma análise de conceito de cidadania com base em determinados elementos da teoria política de Hannah Arendt: a liberdade, a ação, a pluralidade e o espaço público. São elementos necessários à constituição de um conceito sob a sua forma especificamente política, o qual pode ser enunciado nos seguintes termos: cidadania é a ação política de indivíduos que buscam na esfera do espaço público da pluralidade a realização da liberdade. Na sua abrangência, este conceito pode ser interpretado como uma crítica diante das deficiências da tese liberal da cidadania, corrigindo as suas limitações. Ao mesmo tempo, ele lança perspectivas de proximidade (e, também, de afastamento) com a teoria política do republicanismo.Downloads
References
ARENDT, H. O sistema totalitário. Tradução de Roberto Raposo. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1978.
______. Entre o passado e o futuro. Tradução de Mauro Barbosa de Almeida. São Paulo: Perspectiva, 1979.
______. A condição humana. Tradução de Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: EDUSP, 1981.
______. Da violência. Tradução de Maria Drummond Trindade. Brasília: Ed. UnB, 1985.
______. Da revolução. Tradução de Fernando Vieira e Caio N. de Toledo. São Paulo; Brasília: Ática; Ed. UnB, 1988.
______. A vida do espírito: o pensar, o querer, o julgar. Tradução de Antonio Abranches e outros. Rio de Janeiro: Relume-Dumará; Ed. UFRJ, 1992.
______. A dignidade da política. Ensaios e conferências. Organização de Antonio Abranches. Tradução de Helena Martins e outros. Rio Janeiro: Relume-Dumará, 1993.
______. O que é política. Organização de Ursula Ludz. Tradução de Reinaldo Guarany. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999.
BEINER, R. Action, natality and citizenship: Hannah Arendt’s concept of freedom. In: PELCZYNSKI. Z.; GRAY, J. (Ed.). Conceptions of liberty in political philosophy. London: The Athlone Press, 1984. p. 349-375.
BERLIN, I. Dois conceitos de liberdade. In: BERLIN, I. A busca do ideal: uma antologia de ensaios. Tradução de Teresa Curvelo. Lisboa: Editorial Bizâncio, 1998. p. 243-295.
CANOVAN, M. Hannah Arendt: a reinterpretation of her political thought. Cambridge, MA: Cambridge University Press, 1992.
CONSTANT, B. De La liberté chez les modernes. Paris: Hachette, 1980.
D’ENTRÈVES, M. P. The political philosophy of Hannah Arendt. London: Routledge, 1994.
HABERMAS, J. O conceito do poder em H. Arendt. In: FREITAG, B.; ROUANET, S. P. (Org.). Habermas. São Paulo: Ática, 1980. p. 100-118.
KANT, I. Kritik der Urteilskraft. Herausgegeben von Wilhelm Weischedel, Werkausgabe Band X. Frankfurt am Main: Suhrkamp, 1994.
LOCKE, J. Segundo tratado sobre o governo. Tradução de Anoar Aiex. São Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleção Os Pensadores).
MILL, J. S. Sobre a liberdade. Tradução de Alberto da Rocha Barros. Petrópolis: Vozes, 1991.
RAWLS, J. O liberalismo político. Tradução de João Sedas Nunes. Lisboa: Presença, 1997.
______. Justiça e democracia. Tradução de Irene A. Paternot. São Paulo: Martins Fontes, 2000.
TAYLOR, C. Argumentos filosóficos. Tradução de Adail Ubirajara Sobral. São Paulo: Loyola, 2000.
WELLMER, A. Arendt on revolution. In: VILLA, D. (Ed.). The Cambridge companion to Hannah Arendt. Cambridge, MA: Cambridge University Press, 2000. p. 220-241.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.