Notes autour de Michel Foucault et les arts figuratifs: du “cercle du discours” au “cercle des images”
DOI:
https://doi.org/10.7213/rfa.v23i32.1777Abstract
Il s’agit, dans cet article, de mettre en rapport quatre textes ou passages fondamentaux de l’oeuvre foucaultienne; passages qui, dans l’ensembe et compte tenu de l’analyse de la littérature ou des arts figuratifs chez Foucault, constituent trois étapes de son parcours: 1) les pages renvoyant à l’analyse du tableau Las meninas, de Velázquez, dans Les mots et les choses (1966); 2) une conférence s’intitulant La peinture de Manet qu’il a donnée en Tunisie (1971); 3) un texte dont le titre est La peinture photogénique, qu’il a écrit pour le catalogue d’une exposition consacrée au peintre Fromanger (1975); 4) son texte célèbre, Qu’est-ce que les Lumières? (1984), où le philosophe aborde la question de l’Aufklärung chez Kant en déplaçant le centre de la réflexion sur les Lumières du plan relatif à une “école” ou à un “mouvement philosophique” au plan concernant essentiellement la question d’un “diagnostic du présent”.Downloads
References
DELEUZE, G. Foucault. Paris: Les Éditions de Minuit, 1986.
FOUCAULT, M. Les mots et les choses: une archéologie des sciences humaines. Paris: Gallimard, 1966.
FOUCAULT, M. L’archéologie du savoir. Paris: Gallimard, 1969.
FOUCAULT, M. Foucault explique son dernier livre. In: FOUCAULT, M. Dits
et écrits I, 1954-75. Paris: Gallimard, 2001a. p. 799-807.
FOUCAULT, M. Ceci n’est pas une pipe. In: FOUCAULT, M. Dits et écrits I,
-75. Paris: Gallimard, 2001b. p. 663-678.
FOUCAULT, M. La peinture photogénique. In: FOUCAULT, M. Dits et écrits
I, 1954-75. Paris: Gallimard, 2001c. p. 1575-1583.
FOUCAULT, M. Le retour de la morale. In: FOUCAULT, M. Dits et écrits II,
-1988. Paris: Gallimard, 2001d. p. 1515-1526.
FOUCAULT, M. Qu’est-ce que les Lumières ? In: FOUCAULT, M. Dits et écrits II, 1976-1988. Paris: Gallimard, 2001e. p. 1381-1397.
FOUCAULT, M. Le sujet et le pouvoir. In: FOUCAULT, M. Dits et écrits II,
-1988. Paris: Gallimard, 2001f. p. 1041-1062.
FOUCAULT, M. Naissance de la clinique. Paris: Quadrige/PUF, 2003.
FOUCAULT, M. La peinture de Manet. In: SAISON, M. (Ed.). La peinture de Manet suivi de Michel Foucault, un regard. Paris: Seuil, 2004a. p. 21-48.
IMBERT, C. Maurice Merleau-Ponty. Paris: Ministère des Affaires Etrangères; ADPF, 2005.
IMBERT, C. Les droits de l’image. In: SAISON, M. (Ed.). La peinture de Manet suivi de Michel Foucault, un regard. Paris: Seuil, 2004. p. 147-163.
VEYNE, P. Un archéologue sceptique. In: ERIBON, D. (Ed.). L’infréquentable Michel Foucault, renouveaux de la pensée critique: actes du colloque. Paris: EPEL, 2001. p. 19-59.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.