Por uma interpretação concreta: simbolismo, decifração e contextualização nos sonhos
DOI:
https://doi.org/10.7213/rfa.v23i33.1525Abstract
Em sua obra mais famosa, Traumdeutung (1900), Sigmund Freud apresenta os sonhos como processos psíquicos de caráter múltiplo que se constituem como conglomerados de formações psíquicas. Ainda nesse texto, afirma que os sonhos fazem parte de uma atividade complexa da mente e podem ser inseridos na cadeia de atos mentais inteligíveis da vigília. Conclui, nessa direção, que os sonhos são fenômenos psíquicos válidos, o que implica a ampliação do campo dos fatos reconhecidos como tais pela ciência psicológica. Posteriormente, Freud fará o mesmo em relação às parapraxias e aos lapsos de memória, bem como em relação aos chistes, constituindo uma psicopatologia da vida cotidiana que inaugura um novo campo para os fatos psicológicos. Após essa proposição, faz-se necessário, para a constituição da psicanálise, discutir o método de abordagem desses fenômenos. Neste artigo, propomo-nos apresentar os modos de interpretação onírica na teoria freudiana em sua relação com o relato. Para tanto, acompanhamos o desenrolar argumentativo da obra freudiana A Interpretação dos Sonhos (1900) e buscamos isolar elementos que permitem indicar um dado modo de construção e endereçamento ao leitor. Nesse percurso, o leitor é incluído e se faz incluir na obra, tanto em sua condição de sonhador, quanto na posição de intérprete e de censor dos sonhosDownloads
References
AIRES, S. O inconsciente depois de Lacan: temporalidade e significação. Revista de Filosofia Aurora, v. 17, n. 20, p. 165-184, 2005.
BORGES, J. L. O conto policial. In: BORGES, J. L. Borges oral. Lisboa: Veja, [19--].
FOUCAULT, M. Um diálogo sobre os prazeres do sexo: Nietzsche, Freud e Marx. São Paulo: Landy, 2000.
FREUD, S. A interpretação dos sonhos. In: FREUD, S. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1977. v. 4-5. Publicado originalmente em 1900.
FREUD, S. Construções em análise. In: FREUD, S. Obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1977. v. 23. Publicado originalmente em 1937.
GAY, P. Freud: uma vida para nosso tempo. Tradução de Denise Bottman. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.
GINZBURG, C. Sinais: raízes de um paradigma indiciário. In: GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.
MASSON, J. M. A correspondência completa de Sigmund Freud para
Wilhelm Fliess (1887-1904). Tradução de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Imago, 1986.
POLITZER, G. Crítica dos fundamentos da psicologia: a psicologia e a psicanálise. Piracicaba: UNIMEP, 1998.
RICOEUR, P. De l’interprétation: essai sur Freud. Paris: Seuil, 1965.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A autoria permanece com a pessoa autora da obra, que concede à revista e à PUCPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) o direito de primeira publicação. O conteúdo publicado será regido pela licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual autoriza o compartilhamento do material, desde que devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original nesta revista. O autor compromete a cumprir o que segue:
- A pessoa autora manifesta ciência no que diz respeito ao tratamento dos dados necessários para a execução do presente instrumento, o qual será realizado nos ditames do art. 7º, V, da Lei 13.709/2018, declarando a pessoa autora, que foi devidamente informada da finalidade de utilização de seus dados bem como dos direitos que lhe são inerentes, ficando desde já disponibilizado o seguinte canal de comunicação para esclarecimento de qualquer tipo de dúvida https://privacidade.grupomarista.org.br/Privacidade/
- A pessoa autora, desde já, autoriza a Revista de Filosofia Aurora e a EDITORA PUCPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) a utilizar seu nome e imagem nos materiais de divulgação do objeto deste instrumento, em qualquer formato, mídia e meio de comunicação, bem como para as demais finalidades avençadas neste contrato.
- A pessoa autora afirma que a obra/material é de sua autoria e assume integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- A pessoa autora concede à Revista de Filosofia Aurora e à PUCRPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) o direito de primeira publicação da obra/material, de forma gratuita e não exclusiva, conforme os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. A pessoa autora mantém integralmente os direitos patrimoniais e morais sobre a obra, podendo utilizá-la livremente em outros contextos, desde que respeitada a atribuição da publicação original.
- A PUCRPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- A pessoa autora autoriza a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor durante o processo de submissão e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela Revista de Filosofia Aurora, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.


