GUERRA, TERRORISMO E CONDIÇÃO HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.7213/rfa.v15i16.964Resumo
Aportes acerca dos nexos entre guerra, terrorismo e condição humana, como espetáculo sob o ocaso das premissas liberais; recortes de Literatura e Música sob a óptica de personagens com “coração sem medo”; passagens da filosofia nietzscheana sobre os lados execrados da condição humana.
Palavras-chave: Guerra, Terrorismo, Espetáculo, Literatura, Nietzsche.
Downloads
Referências
ALI, Tariq. Em nome do choque de civilizações.
Cadernos Diplô: Le monde diplomatique, São
Paulo, n. 3, p. 8, Jan. 2002.
DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo.
Tradução de Francisco Alves; Afonso Monteiro.
Lisboa: Afrodite, 1972.
ELIAS, Norbert. O processo civilizador: uma história
dos costumes. 2. ed. Tradução de Ruy Jugmann.
Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar, 1994. v. 1.
ELIOT. T. S. Os homens ocos. In: _____ . Poemas:
– 1930. Tradução de Idelma Ribeiro de
Faria. São Paulo, SP: Hucitec, 1980. p. 63.
FONSECA, Marcio Alves da. Michel Foucault e o
direito. São Paulo, SP: Max Limonad, 2002.
FONTELA, Orides. Teia. 2. ed. São Paulo, SP:
Geração, 1996.
FOUCAULT, Michel. Em defesa da sociedade.
Tradução de Maria Ermantina Galvão. São Paulo,
SP: Martins Fontes, 1999.
_____ . História da Sexualidade I: a vontade de
saber. 5. ed. Tradução de Maria Thereza da Costa
Albuquerque ; J. A. Guilhon Albuquerque. Rio de
Janeiro, RJ: Graal, 1984.
JONES, Renest. Vida e obra de Sigmund Freud.
ed. Trad. Marco Aurelio de Moura Mattos. Rio
de Janeiro, RJ: Zahar, 1975.
MONTAIGNE, M. Ensaios. Trad. Sérgio Milliet.
ed. São Paulo, SP: Abril Cultural, 1980. cap. 34.
(Col. Os Pensadores).
NIETZSCHE, F. A Gaia Ciência. In: _____ . Obras
Incompletas. 2. ed. Tradução de Rubens Rodrigues
Torres Filho. São Paulo, SP: Abril Cultural,
(Prefácio).
_____ . Genealogia da Moral: uma polêmica.
Tradução de Paulo César de Souza. São Paulo, SP:
Cia. Das letras, 1998.
_____ . Obras Incompletas. 2. ed. Trad. Rubens
Rodrigues Torres Filho. São Paulo, SP: Abril
Cultural, 1978. (Crepúsculo dos Ídolos).
_____ . Para além do bem e do mal. In: _____ .
Obras completas. 2. ed. Trad. Rubens Rodrigues
Torres Filho. São Paulo, SP: Abril Cultural,
PORTA, Mario Ariel González. La unidad de la
filosofía contemporánea desde el punto de vista
de la Historia de la filosofía. São Paulo, SP:
PUCPSP, 2001.
ROSENFELD, Anatol História da Literatura e do
Teatro Alemães. São Paulo, SP: Perspectiva, 1993.
ROTERDAN, Erasmo. Guerre et Paix. Tradução
de Jean-Claude Margolin. Paris: Aubier-Montaigne,
VALVERDE, Antonio. Guerras de transição: Afeganistão
e o Golfo. In: HUNTINGTON, Samuel P. O
choque de civilizações e a recomposição da
ordem mundial. Tradução de M. H. C. Cortês.
Rio de Janeiro, RJ: Objetiva, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.