Uncertainty and Community of Philosophical Inquiry: From thinking locally to acting globally | Incerteza e Comunidade de Investigação Filosófica: Do pensamento local à ação global

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2965-1557.037.e202532151

Resumo

Há pouco do que podemos ter a certeza, mas o mantra nos jornais e nas televisões, enquanto assistimos à agitação política a desenrolar-se diante dos nossos olhos, e à medida que as alterações climáticas avançam rapidamente, é que vivemos em tempos de incerteza. Esta afirmação, de que vivemos em tempos incertos, é algo de que podemos ter certeza. A imprevisibilidade e a falta de controlo são perturbadoras para todos, mas provavelmente ainda mais para as crianças. Este artigo propõe que a incerteza não precisa ser negativa em todos os casos. Sugere que a incerteza leva ao crescimento cognitivo através do encontro com a dissonância e da assimilação e acomodação de novas ideias. Ela postula que as salas de aula são um microcosmo da sociedade e, neste contexto muito local, as crianças podem ser apresentadas à filosofia prática na forma de Comunidade de Investigação Filosófica (CoPI). No artigo, argumenta-se que a CoPI pode ser uma abordagem útil para apoiar as crianças não só a enfrentarem, mas também a acolherem a incerteza. A estrutura previsível proporcionada pela CoPI oferece um elemento de certeza e controle para os participantes. Além disso, promove a mente aberta e o conforto com as divergências por meio de sua própria estrutura. O artigo destaca a importância dos relacionamentos e da voz das crianças e indica como isso é nutrido na CoPI. O artigo conclui que, ao encorajar o diálogo filosófico com os seus pares, é facilitado o crescimento cognitivo que pode ser considerado gerador de compaixão e de uma forma de estar no mundo e com o mundo. O artigo expõe a possibilidade de que o pensamento filosófico e colaborativo no contexto local da sala de aula possa levar a uma ação global por parte dos participantes, mas que isso exige que as crianças e a sua participação deliberativa sejam levadas a sério.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Claire Cassidy, University of Strathclyde

Doctor of Philosophy, The Concept of Child and Community of Philosophical Inquiry, University of Glasgow

Downloads

Publicado

2025-01-31

Como Citar

Cassidy, C. (2025). Uncertainty and Community of Philosophical Inquiry: From thinking locally to acting globally | Incerteza e Comunidade de Investigação Filosófica: Do pensamento local à ação global. Revista De Filosofia Aurora, 37. https://doi.org/10.1590/2965-1557.037.e202532151

Edição

Seção

Think Global, Act Local: Filosofia, educação e desafios ambientais