Razão e respons-habilidade | Reason and response-ability

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2965-1557.036.e202431541

Resumo

Esse artigo foi apresentado inicialmente em uma comunicação oral no congresso Think Global, Act Local, em 2023. Nele, argumento pelo papel radical das artes de mudar o próprio significado e propósito da educação: ao invés da transmissão eficiente de conhecimento dos professores de uma geração aos estudantes da próxima, a educação é vista como uma jornada interminável de descoberta na qual professores e estudantes embarcam juntos, tomados não pelo ideal humanístico da melhora progressiva, mas pela paixão de buscar a verdade do que é real e presente no mundo. Ao invés de educar estudantes na matéria da arte, aqui são as práticas de arte que educam. Nesta jornada para levar os estudantes a estabelecer um diálogo contínuo com o mundo em si mesmo, sustentando a possibilidade de atentar para as coisas ou seres a serem encontrados lá, responder à presença delas e explorar as condições de coexistência com elas, os conceitos de respons-habilidade e sobcomuns são apresentados e seus efeitos para a construção efetica da democracia e da sustentabilidade destacados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tim Ingold, Universidade de Aberdeen, Escócia

Professor Emérito de Antropologia Social na Universidade de Aberdeen, membro da Academia Britânica e da Sociedade Real de Edimburgo. Autor de diversas obras de grande influência na antropologia contemporânea, como Evolução e Vida Social (2019), Linhas (2019), Fazer (2022), Estar Vivo (2015), Antropologia e/como Educação (2020).

Cauê Krüger, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Sociologia e Antropologia (UFRJ), Mestre em Antropologia Social pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), bacharel em Artes Cênicas pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), graduado e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Docente do PPGARTES - UNESPAR. Coordenador da Especialização em Antropologia Cultural e professor da Licenciatura e do Bacharelado em Ciências Sociais da PUCPR.

Zoy Anastassakis, Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/Uerj)

Graduada em Design pela Escola Superior de Desenho Industrial (Esdi/Uerj). Mestre e Doutora em Antropologia pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional (UFRJ).  Professora Adjunta da Esdi, onde coordena o Laboratório de Design e Antropologia (LaDA). Pesquisadora Associada à Research Network for Design Anthropology e ao Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA).

Downloads

Publicado

2024-06-04

Como Citar

Ingold, T., Krüger, C., & Anastassakis, Z. (2024). Razão e respons-habilidade | Reason and response-ability. Revista De Filosofia Aurora, 36, e202431541. https://doi.org/10.1590/2965-1557.036.e202431541

Edição

Seção

Fluxo contínuo