O potencial formativo da era axial: repensando a filosofia da educação à luz da tese de Karl Jaspers | The formative potential of the axial age: rethinking the philosophy of education in the light of Karl Jaspers' thesis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2965-1557.037.e202531229

Resumo

A publicação da obra de Karl Jaspers, Origem e Meta da História, em 1949, inserido na discussão a respeito das filosofias da história comum ao seu tempo, consagra de forma sistemática a tese da era axial ou era do eixo. Seu potencial heurístico encontra-se indubitavelmente no fato de Jaspers ter voltado suas atenções para outras civilizações para além do mundo ocidental, entre o período do século VIII e II a.C. Ao fazê-lo, o autor reconhece que o nascimento de Cristo é o evento fundante do Ocidente, mas é apenas uma das narrativas possíveis e não a única. O esforço de Jaspers em investigar os ensinamentos dos grandes mestres da humanidade compõe seu interesse no tema e, por isso, estuda e analisa os pensamentos de Sócrates, Buda, Confúcio e Jesus. Este presente artigo se ocupa com as análises dos primeiros três grandes mestres realizadas por Jaspers, investigando o potencial delas para a filosofia da educação.

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Biografia do Autor

Daiane Eccel , UFSC

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário de Brusque (2007), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011) e doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015) com estágio de doutorado sanduíche na Eric Voegelins Bibliothek, na Friederich Alexander Universität em Erlangen/Nürnberg (2013-2014). Atua como professora de Filosofia da Educação (Adjunta 1) junto ao departamento de EED, na Universidade Federal de Santa Catarina. Ocupa-se com as teses de Hannah Arendt e Eric Voegelin e investiga as questões da formação humana (filosofia da educação) segundo o pensamento de Hannah Arendt.

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Publicado

2025-01-09

Como Citar

Eccel , D. (2025). O potencial formativo da era axial: repensando a filosofia da educação à luz da tese de Karl Jaspers | The formative potential of the axial age: rethinking the philosophy of education in the light of Karl Jaspers’ thesis. Revista De Filosofia Aurora, 37, e202531229. https://doi.org/10.1590/2965-1557.037.e202531229

Edição

Seção

Pacto Educativo Global