Etnografía virtual digital: cómo investigar la escuela en pandemia desde una nueva Ontología | Etnografia virtual digital: como investigar a escola em pandemia a partir de uma nova Ontologia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.1590/2965-1557.036.e202430150

Resumo

Como resultado da pandemia da COVID-19, as escolas começaram a conduzir massivamente aulas virtuais em todo o mundo. A virtualidade gerou um debate sobre como entender esta forma de educação. Enquanto alguns pesquisadores argumentam que a escola virtual mantém a estrutura da escola tradicional, outros afirmam que as plataformas digitais interagem com os processos de ensino, alterando os papéis dos alunos e professores, levando a uma nova ontologia da escola. Este artigo explora a metodologia para abordar este novo fenômeno. Ele analisa a etnografia tradicional, a etnografia virtual híbrida e a etnografia digital. Conclui argumentando que a escola offline dá lugar a uma nova ontologia onde o movimento, as emoções e o ambiente determinarão formas específicas de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Ascorra, Pontificia Universidad Católica de Valparaíso

Paula Ascorra é doutorada em Psicologia pela Universidade do Chile. D. em Psicologia pela Pontificia Universidad Católica de Chile. É acadêmica da Escola de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso, onde leciona os seguintes temas: Seminário de Tese; Workshop sobre Mudança nas Organizações; Psicologia e Transformações Sociais. Seu campo de especialização são as relações dentro das instituições, onde os estudos sobre a coexistência escolar a partir de uma perspectiva democrática são mais relevantes. Neste campo, ela está particularmente interessada na análise das políticas educacionais públicas, análise a nível de gerentes de escolas e salas de aula. Ela também é Pesquisadora Principal no Centro de Pesquisa para Educação Inclusiva (EduInclusiva) da mesma Universidade.

Publicado

2024-06-04

Como Citar

Ascorra, P. (2024). Etnografía virtual digital: cómo investigar la escuela en pandemia desde una nueva Ontología | Etnografia virtual digital: como investigar a escola em pandemia a partir de uma nova Ontologia . Revista De Filosofia Aurora, 36. https://doi.org/10.1590/2965-1557.036.e202430150

Edição

Seção

Fluxo contínuo