Guerra, terrorismo de Estado e condição (des)humana | War, state terrorism and the (in)human condition

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1980-5934.035.e202329799

Resumo

Sob a inspiração do texto “Guerra, Terrorismo e Condição Humana”, de Antonio Valverde, o presente artigo busca discutir a questão da guerra, apontando as disparidades de gênero e de classe que ela comporta; tratando-a como um tipo de terrorismo de Estado e discutindo a condição desumana decorrente de todas as guerras, exemplificada por dois clássicos do cinema mundial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Simone Godoy Fonseca, UFVJM

Bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1993), mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutora em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Pesquisas na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política e Filosofia da Ciência e da Técnica, com foco principalmente nos seguintes temas: filosofia, ética, Kant, Habermas, ética do discurso, Hans Jonas, ética da responsabilidade, filosofia da técnica. Em sua dissertação abordou o princípio de universalização da ética do discurso habermasiana e em sua tese investigou as implicações éticas da aplicação das biotecnologias em seres humanos, a partir da perspectiva jonasiana, ampliando a pesquisa para a questão da técnica na sociedade atual e sua repercussão para a humanidade futura. Colaborou com um Projeto de Pesquisa realizado no Departamento de Filosofia do Centro de Ciências Humanas e Letras da Universidade Federal do Piauí, coordenado pelo Prof. Dr. Helder Buenos Aires de Carvalho, intitulado: Responsabilidade como princípio e virtude: fundamentos filosóficos para uma ética ambiental? Um estudo a partir das teorias morais de Hans Jonas e Alasdair MacIntyre - período 2008-2009. Pesquisadora do Núcleo de Estudos do Pensamento Contemporâneo, sob a coordenação do Prof. Ivan Domingues. Professora Visitante (aprovada em concurso) do Departamento de Filosofia da UFMG, nas disciplinas de Ética, Filosofia da Biologia e Filosofia das Ciências Sociais, de março de 2010 a outubro de 2012. Aprovada em concurso na UFVJM, em fevereiro de 2013. Professor Adjunto II da Faculdade Interdisciplinar de Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, do Curso de Bacharelado em Humanidades, desde fevereiro de 2013. Membro do GT Hans Jonas da Anpof e do CNPq. Membro do CEFIL, Coordenadora da linha de pesquisa Ética e Bioética. Vice-coordenadora do Curso de Humanidades da FIH, UFVJM, de abril de 2014 a julho de 2015. Coordenadora do Curso de Humanidades da FIH, UFVJM, de agosto de 2015 a abril de 2016. Coordenadora Pro-tempore do Curso de Humanidades da FIH, UFVJM, de abril a junho de 2016. Coordenadora do Curso de Especialização no Ensino de Filosofia no Ensino Médio, (CEFEM) modalidade a distância (Capes/UAB/EAD/UFVJM). Coordenadora do Projeto de Extensão Cine Mercúrio: Movimentação de culturas e linguagens. Membro titular, desde março de 2013, e vice-coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da UFVJM de setembro de 2016 a fevereiro de 2018. Professor permanente do PPGEd e do MPICH da UFVJM. Membro do GT Filosofia da Tecnologia e da Técnica da Anpof e do CNPq.
(Texto informado pelo autor)

Downloads

Publicado

2023-06-30

Como Citar

Godoy Fonseca, L. S. (2023). Guerra, terrorismo de Estado e condição (des)humana | War, state terrorism and the (in)human condition. Revista De Filosofia Aurora, 35. https://doi.org/10.7213/1980-5934.035.e202329799

Edição

Seção

Festschrift em homenagem ao Professor Antonio José Romera Valverde