Redução performativa e medialidade. A janela da Fenomenologia Meôntica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1980-5934.31.053.DS05

Palavras-chave:

Fenomenologia, redução, performativo, medialidade, janela.

Resumo

O presente artigo apresenta um estudo detalhado sobre a dimensão performativa implícita na redução fenomenológica a partir de uma análise das obras de Edmund Husserl e da sua reinterpretação nas contribuições de Eugen Fink. Atribuindo à função do espectador transcendental a estrutura de janela, estrutura esta previamente desenvolvida nas pesquisas sobre os atos das presentificações em geral e sobre a consciência de imagem em particular, Fink consegue demonstrar a medialidade característica da redução, verdadeiro centro operativo da fenomenologia. Essa função medial — situada, como uma janela, entre o âmbito mundano e a esfera transcendental — será um elemento fundamental tanto para o desenvolvimento da fenomenologia constitutiva de Husserl e suas análises sobre a história transcendental, quanto para a teoria transcendental do método e sua tematização pelo pensamento fenomenológico in fieri, bem como para a declinação meôntica da fenomenologia proposta por Fink. Neste sentido, a operação da redução será radicalizada numa performance que pretende “fissurar” a “superfície da vida transcendental” (ou seja: a esfera mundana da vida natural), criando aí uma abertura ao transcendental. A partir deste topos medial, o espectador transcendental se torna, portanto, uma espécie de panopticum “não envolvido” e “imparcial” do jogo da constituição, o qual ele pode enxergar através da janela aberta pela redução entre o âmbito natural e o transcendental como um imenso espetáculo. O espetáculo da “ontogênese” transcendental — anteriormente escondida uma latência anônima, sepultada na profundidade de um esquecimento “antigo como o mundo” — apresenta-se entre a subjetividade constituinte transcendental e seu produto final: a finitude, a correlação experiencial constituída entre ser humano e mundo. Finalmente, retomando as sugestões implicadas no fenômeno da imagem, as conclusões traçam um paralelismo com os famosos Cortes de Luciano Fontana, obras de arte performativa que, substituindo a represented spatiality por uma acted spatiality, rompem com o espaço “natural” e tradicional da imagem (o espaço da mimesis e da representação) para adentrar, através da criação de uma cesura, de um corte na superfície da imagem, o infinito.

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Biografia do Autor

Giovanni Jan Giubiato, Universidade Estadual de Londrina (UEL) Londrina - PR, Brasil

Doutor em filosofia pela Bergische Universität Wuppertal (Alemanha) com uma tese sobre a filosofia de Eugen Fink e a sua reinterpretação da fenomenologia husserliana. Mestrado em filosofia pela Università degli Studi di Padova (Itália) sob a orientação do Prof. Dr. Franco Volpi, com uma dissertação sobre os Manuscritos de Bernau de Husserl e o problema da temporalidade. Bacharelado em filosofia pela Alma Mater Studiorum-Università di Bologna (Itália) com um trabalho sobre a neurofenomenologia e o nexo mente-corpo. Foi pesquisador visitante na Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM). Autor de vários livros, artigos e traduções, é editor colaborador da "Eugen Fink Gesamtausgab". Trabalhou como professor e pesquisador de Programas de Pós-Graduação em filosofia na Itália, Alemanha, México, Colômbia e Brasil. Atualmente é bolsista PNPD-CAPES do programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2019-08-08

Como Citar

Giubiato, G. J. (2019). Redução performativa e medialidade. A janela da Fenomenologia Meôntica. Revista De Filosofia Aurora, 31(53). https://doi.org/10.7213/1980-5934.31.053.DS05

Edição

Seção

Dossiê