Subjetivação e veridição no cristianismo e na antiguidade greco-romana

Autores

  • Vera Portocarrero Universidade Estadual do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.7213/1980.5934.31.052.DS10

Palavras-chave:

Cristianismo, genealogia, práticas de si, verdade, sujeito, experiência da carne

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer uma introdução à pesquisa foucaultiana, por um lado, das diferentes formas de relação do sujeito consigo mesmo e com os outros, as técnicas de si que podem ser encontradas, em todas as culturas, de modos diferentes, principalmente aquelas imanentes à produção da verdade no Ocidente; por outro lado, dos deslocamentos teóricos e práticos do dizer verdadeiro da Antiguidade greco-romana para o cristianismo. O método utilizado foi o de análise de textos relevantes para o tema proposto. A hipótese, confirmada, é que o recuo genealógico de Foucault ao cristianismo demonstra diferentes regimes de sexualidade marcando flutuações e grandes diferenças quanto à atualidade, que não traçam uma herança da qual não poderíamos nos desembaraçar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Portocarrero, Universidade Estadual do Rio de Janeiro

Professora Titular de Filosofia da UERJ. Pesquisadora do Prociência UERJ/FAPERJ. Autora e tradutora de livros e artigos referentes a Michel Foucault, Pierre Hadot, Martha Nussbaum, Georges Canguilhem. Dedica-se à filosofia das ciências humanas e biomédicas, com ênfase nos conceitos de vida, loucura, psiquiatria, artes da existência, arqueologia, genealogia, epistemologia, poder, saber, ética, moral.

Referências

CLEMENT D´ALEXANDRIE. Le Pédagogue. Texte traduit en français par H.-I. Marrou e M. Hal, S.C, 1960.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade 2: O Uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

FOUCAULT, M. Le Courage de la vérité : le gouvernement de soi et des autres II. Cours au Collège de France. 1984. Paris: Gallimard, 2009.

FOUCAULT, M. Governo de si e governo dos outros. Curso no Collège de France. São Paulo: Martins Fontes, 2010.

FOUCAULT, M. Du Gouvernement des Vivants. Paris: Gallimard, 2012.

FOUCAULT, M. História da Sexualidade 3: O cuidado de si. 12 ed. Rio de Janeiro: Graal, 2013a.

FOUCAULT, M. L´origine de l´herméneutique de soi : Conférences prononcées à Dartmouth College, 1980. Paris : Vrin, 2013b.

FOUCAULT, M. Histoire de la sexualité 4. Les aveux de la chair. Paris : Gallimard, 2018.

GROS, F. Avertissement. In : FOUCAULT, M. Histoire de la sexualité 4. Les aveux de la chair. Paris : Gallimard, 2018. pp. I -XI.

ROUSSELLE, A. Porneia. De la maîtrise du corps à la privation sensorielle II-IV siècles de l’ère chrétienne. Paris: PUF, 1983

Downloads

Publicado

2019-05-06

Como Citar

Portocarrero, V. (2019). Subjetivação e veridição no cristianismo e na antiguidade greco-romana. Revista De Filosofia Aurora, 31(52). https://doi.org/10.7213/1980.5934.31.052.DS10