A posição do Brasil em face da decisão da OMC: uma decisão realista ou racionalista sob a perspectiva da Escola das Três Tradições?

Autores

  • Gilberto Vaciles Bilacchi Júnior Centro Universitário de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.02.001.AO05

Palavras-chave:

Teoria das relações internacionais. Escola das três tradições. Caso Brasil e EUA perante a OMC.

Resumo

O presente ar go tem por obje vo analisar, com base nas diferentes correntes teóricas do direi- to internacional, como se dá a tomada de decisões dos países no âmbito das relações internacionais. Começaremos por uma análise do mundo jurídico e do mundo polí co, e a forma como estão organizados os países atualmente reconhecidos pela Organização das Nações Unidas. Posteriormente, adentraremos as relações internacionais e as suas teorias, analisando as principais correntes de pensamento que são o liberalismo, o realismo, a teoria radical e a economia polí ca internacional. O destaque será dado para a Escola das Três Tradições, que se baseia nos conceitos de Hedley Bull e Martin Wight de três tradições de ação no ambiente internacional. Para facilitar a compreensão do tema, u lizaremos como exemplo a disputa comercial acer- ca dos subsídios agrícolas, travada entre o Brasil e os Estados Unidos da América, perante a Organização Mundial do Comércio. Ao m, concluiremos opinando pelo po de decisão tomada pelo governo brasileiro ao rmar acordo com o país norte-americano acerca da disputa comercial, e em qual das teorias analisadas mais se amolda o atual estágio das relações internacionais. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição: República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Ministério das Relações Exteriores. Estados Unidos: subsídios ao al- godão. 2004. Disponível em: <http://www.itamaraty.gov.br/sala-de-imprensa/ notas-a-imprensa/2004/08/estados-unidos-subsidios-ao-algodao>. Acesso em: 12 jan. 2010.

BULL, H. A sociedade anárquica. Brasília: UnB, 2002.

ECONOMIA e negócios. BRASIL adia até 2012 retaliação aos EUA sobre algodão. estadão.com.br. 2010. Disponível em: <http://economia.estadao.com.br/noti- cias/economia,brasil-adia-ate-2012-retaliacao-aos-eua-sobre-algodao,23643,0. htm>. Acesso em: 12 set. 2010.

JACKSON, R.; SORENSEN,G. Introdução às relações internacionais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.

MINGST, K. A. Princípios de relações internacionais. Tradução de Arlete Símile Marques. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. ONU no Brasil. Disponível em: <http://www.onu.org.br/conheca-a-onu/conheca-a-onu/>. Acesso em: 13 set. 2010.

PIRES, S. As três tradições da escola inglesa de relações internacionais. 2009. Disponível em: <http://nostrumtempus.blogspot.com/2009/01/sympo- sium-as-trs-tradies-da-escola.html>. Acesso em: 12 set. 2010.

SAGUÉS, N. P. Mundo jurídico y mundo político. Buenos Aires: Depalma, 1978.

SARFATI, G. Teoria das relações internacionais. São Paulo: Saraiva, 2005.

Downloads

Publicado

2011-01-01

Como Citar

Vaciles Bilacchi Júnior, G. (2011). A posição do Brasil em face da decisão da OMC: uma decisão realista ou racionalista sob a perspectiva da Escola das Três Tradições?. Revista De Direito Econômico E Socioambiental, 2(1), 101–119. https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.02.001.AO05

Edição

Seção

Artigos