Meio ambiente do trabalho. Os rituais do sofrimento e as mortes lentas no trabalho: o embate entre a teoria jurídico-trabalhista clássica e a teoria jurídico-trabalhista crítica no contexto da “reforma trabalhista”

Autores

  • Everaldo Gaspar Lopes de Andrade Faculdade de Direito do Recife (Brasil)
  • Fernanda Barreto Lira Universidade Federal do Pernambuco (Brasil)
  • Jailda Eulídia da Silva Pinto Universidade Federal do Pernambuco (Brasil)

DOI:

https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v8i3.19183

Palavras-chave:

movimentos sociais, teorias dos movimentos sociais, teoria jurídico-trabalhista crítica, espíritos do capitalismo, reforma trabalhista.

Resumo

Meio ambiente e adoecimento no trabalho têm sido abordados pela teoria jurídico-trabalhista clássica por meio de uma visão apenas dogmática. Aqui, porém, serão retratados através da história operária, do diálogo entre a teoria jurídico-trabalhista crítica e as demais teorias sociais, do ponto de vista dos movimentos sociais e das teorias dos movimentos sociais. Logo, a neutralização do avanço das enfermidades psicofísicas – que se transformam ao longo do industrialismo -, só pode ser encarada por meio dos movimentos coletivos ou da superação das crises do sindicalismo. Assim, através de uma versão analítica que põe em relevo os movimentos sociais e faz uma opção dentre as teorias dos movimentos sociais, um corte epistemológico que privilegia o Direito Sindical sobre o Direito Individual e não atribui apenas aos chamados poderes instituídos a capacidade de impedir os avanços das patologias sociais que afetam o mundo do trabalho, torna-se possível rejeitar a “Reforma Trabalhista”, que agride os fundamentos do Direito do Trabalho e a Constituição do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Everaldo Gaspar Lopes de Andrade, Faculdade de Direito do Recife (Brasil)

Professor da Faculdade de Direito do Recife (Recife – PE, Brasil). Doutor em Direito pela Universidade de Deusto, Espanha. Membro da Academia Brasileira de Direito do Trabalho. E-mail: [email protected]

Fernanda Barreto Lira, Universidade Federal do Pernambuco (Brasil)

Professora dos cursos de pós-graduação em Direito do Trabalho – especialização – da Escola da Magistratura Trabalhista da 6.ª Região e da pós-graduação em Educação na Uniersidade Federal de Pernambuco (Recife – PE, Brasil). Mestra e Doutora em Direito pela Universidade Federal Pernambuco. Integra a Academia Pernambucana de Direito do Trabalho e o Instituto Ítalo-Brasileiro de Direito do Trabalho. E-mail: [email protected]

Jailda Eulídia da Silva Pinto, Universidade Federal do Pernambuco (Brasil)

Doutoranda e Mestra em Direito pela Universidade Federal do Pernambuco (Recife – PE, Brasil). Especialista em Direito Processual Civil pela UFPE, em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Universidade Cândido Mendes, em Direitos Humanos e Trabalho pela ESMPU. Procuradora do Ministério Público do Trabalho da 6ª Região. Professora do curso de pós-graduação em Direito do Trabalho – especialização – da UNICAP. E-mail: [email protected]

Referências

ADORNO, W; HORKHEIMER, Max. Dialética do Esclarecimento. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1985.

ANDRADE, Everaldo Gaspar Lopes de. O Direito do Trabalho na filosofia e na teoria social crítica: os sentidos do trabalho subordinado na cultura e no poder das organizações. São Paulo: LTr, 2014.

ANDRADE, Everaldo Gaspar Lopes de. A Hermenêutica Jurídica Contemporânea no Contexto do Direito do Trabalho. In: DINIZ. João Janguiê Bezerra; RIBEIRO, Macelo (Orgs). Constituição, Processo e Cidadania. Brasília: Gomes & Oliveira Editora, 20013.

ANDRADE, Everaldo Gaspar Lopes de. Princípios de Direito do Trabalho: fundamentos teórico-filosóficos. São Paulo: LTr, 2008.

ANTUNES, Ricardo. Os Sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2006.

BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Ève. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

CATTANI, Antonio David. Trabalho e Tecnologia: dicionário crítico. Petrópolis: Vozes, 1997.

COSTA, Ariston Flávio Freitas da. Os anarquistas e os imigrantes, no contexto do sindicalismo brasileiro: o resgate do anarcossindicalismo e as tendências contemporâneas. Recife, 2016. Dissertação- Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco.

COSTA, Emmanuele Bandeira de Moraes. O Sindicato e o Sindicalismo no Contexto da Doutrina jurídico-trabalhista clássica: para uma reconfiguração teórico-dogmática dos seus fundamentos. Recife, 2012. Dissertação – Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco.

COUTINHO, Aldacy. Poder Punitivo Trabalhista. São Paulo: Ltr, 1999.

ESTEVES, Juliana Teixeira. O Direito da Seguridade Social: A renda universal garantida, a taxação dos fluxos financeiros internacionais e nova proteção social. Recife: Editora da UFPE, 2015.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 2009.

FRIEDMANN, Georges. O trabalho em migalhas. São Paulo: Editora Perspectiva, 1972.

GAULEJAC, Vincent. Gestão como Doença Social: Ideologia, poder gerencialista e fragmentação social. Aparecida: SP: Ideias & Letras, 2007. Annablume, 2007.

HARVEY, David. O Enigma do capital e as crises do capitalismo. São Paulo: Boitempo, 2011.

HOBSBAWM, Eric. J. A Era do Capital: 1848-1875. São Paulo: Paz e Terra, 2009.

KOSELLECK, Reinhart. Crítica e crise: uma contribuição à patogênese do mundo burguês. Rio de Janeiro. EDUERJ/Contraponto, 1999.

LAZZARATO, Maurizio; NEGRI. Antonio. Trabalho Imaterial. Rio de Janeiro: DP&A, 2009.

LIRA, Fernanda Barreto. A Greve e os Novos Movimentos Sociais: para além da dogmática jurídica e a doutrina da OIT. São Paulo: LTr, 2009.

LIRA, Fernanda Barreto. Meio Ambiente do Trabalho e Enfermidades Profissionais: os rituais do sofrimento e a morte lenta no contexto do trabalho livre/subordinado. Recife, 2015. Tese – Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco.

LUKÁCS, György. Ontologia del Ser Social: El trabajo. Buenos Aires. Herramienta, 2004.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. In: Obras Escolhidas. Volume I. São Paulo: Editora Alfa-Omega, 2014.

MARX, Karl. O capital: Crítica da Economia Política. Livro I. São Paulo: Boitempo, 2013.

MARX, Karl. O Capital: Crítica da Economia Política, vol. I, Livro primeiro. Editora Abril, 1983. In: Ricardo Antunes (Org). A Dialética do Trabalho: Escritos de Marx e Engels. São Paulo: Editora Expressão Popular, 2004.

MEDINA. Diego López. Direito e Interpretação. São Paulo: Saraiva, 2011.

MELHADO, Reginaldo. Poder e sujeição: os fundamentos da relação de poder entre capital e trabalho e o conceito de subordinação. São Paulo: LTr, 2003.

MONTAÑO Carlos; DURIGUETTO, Maria Lúcia. Estado, Classe e Movimento Social. São Paulo: Cortez, 2011.

NICOLI, Pedro Augusto Gravatá. Fundamentos de um Direito Internacional Social. São Paulo: LTr, 2016.

PINTO, Jailda Eulídia da Silva. O Direito Ambiental do trabalho no contexto das relações individuais, sindicais e internacionais do trabalho: para além da dogmática jurídica, da doutrina da OIT e do Direito Comunitário. Recife, 2016. Dissertação - Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco.

REIS, Daniela Muradas. O Princípio da vedação do retrocesso no Direito do Trabalho. São Paulo: LTr, 2010.

POSTONE, Moishe. Tempo, Trabalho e Dominação Social: uma reinterpretação da teoria crítica de Marx. São Paulo: Boitempo, 2014.

RAMOS FILHO, Wilson. Direito capitalista do trabalho: história, mitos e perspectivas no Brasil. São Paulo: LTr, 2012.

SEVERO, Valdete Souto. Elementos para o uso transgressor do Direito do Trabalho. São Paulo: LTr, 2016.

SILVA, Edith Seligmann. Trabalho e desgaste mental: o direito de ser dono de si mesmo. São Paulo: Cortez, 2011.

SOUTO MAIOR, Jorge Luiz. Curso de Direito do Trabalho: teoria geral do direito do trabalho, vol. I. São Paulo: LTr, 2011.

SOUTO MAIOR, Jorge Luiz. Os Juristas que não traíram o direito: ainda a reforma trabalhista. Revista Consultor Jurídico. Disponível em: <https://www.conjur.com.br/2017>. Acesso em: 27 nov. 2017.

STRECK, Lenio. Hermentêutica Jurídica e(m) Crise: uma exploração hermenêutica da construção do direito. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2014.

TOSCANO, Gonçalves Régis. Verdade, Poder e Direito em Michel Foucault: reverberações Nietzcheanas e Deleuzianas, a partir do perspectivismo e das relações de força. Recife, 2010. Tese – Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Pernambuco.

VIANA, Silvia. Rituais de Sofrimento. São Paulo: Boitempo Editorial. 2012.

WARAT, Luis Alberto. Mitos e Teorias na Interpretação da Lei. Porto Alegre: Síntese, 1979.

Downloads

Publicado

2017-12-01

Como Citar

Andrade, E. G. L. de, Lira, F. B., & Pinto, J. E. da S. (2017). Meio ambiente do trabalho. Os rituais do sofrimento e as mortes lentas no trabalho: o embate entre a teoria jurídico-trabalhista clássica e a teoria jurídico-trabalhista crítica no contexto da “reforma trabalhista”. Revista De Direito Econômico E Socioambiental, 8(3), 122–154. https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v8i3.19183

Edição

Seção

Dossiê