Políticas públicas e a ascensão de uma nova classe média como instrumento de reprodução do capitalismo (uma visão crítica)

Autores

  • Eduardo Biacchi Gomes Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil
  • André Leonardo Jaboniski Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil

DOI:

https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v8i1.17697

Palavras-chave:

classe social, nova classe média, batalhadores, capitalismo, consciência de classe.

Resumo

Presente o debate sobre a ascensão social da “ralé” estrutural ao estrato dos batalhadores brasileiros. Tais mudanças sociais são decorrentes de políticas públicas redistributivas adotadas pelo governo nos últimos anos e que não condizem com uma visão economicista de ascensão de uma nova classe média. Pelas recentes alterações das condições de vida de uma parcela da sociedade brasileira, com a sua inclusão no mercado de bens de consumo; indaga-se se estaríamos diante de uma nova classe média ou  diante de mais uma reconstrução do capitalismo e seu discurso sedutor para induzir os batalhadores brasileiros a se submeterem às novas condições de trabalho ? Entenda-se referidas condições de trabalho como: flexibilizadas precarizadas bem como, de indução ao fetichismo de consumo enquanto formador de um espírito artificial de felicidade e sequestrador da subjetividade destes indivíduos.Assim, importante se torna a discussão acerca das condições de vida deste novo grupo social, bem como dos aspectos que a diferenciam da classe social e sua consciência de classe, dentro do contexto laboral.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Biacchi Gomes, Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil

Professor-Adjunto do Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil) na Graduação e Mestrado em Direito. Professor Titular em Direito Internacional na Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor-Adjunto de Direito na Uninter (Curitiba-PR, Brasil). Pós-Doutor em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

André Leonardo Jaboniski, Centro Universitário Autônomo do Brasil – UniBrasil

Mestre em Direito pelo Centro Universitário Autônomo do Brasil (UniBrasil), Especialização em Direito e Processo Civil pelo Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba).

Referências

ALVES, Giovanni. Trabalho e subjetividade: o espírito do toyotismo na era do capitalismo manipulatório. São Paulo: Boitempo, 2011.

______. Dimensões da Precarização do Trabalho: Ensaios de Sociologia do Trabalho. Bauru: Canal 6, 2013.

HINKELAMMERT, Franz J.; MORA, Henry M. Hacia uma economia para la vida. San José, Costa Rica: DEI, 2005.

LENIN, Vladimir Ilitch. O Estado e a Revolução: O que ensina o marxismo sobre o Estado e o papel do proletariado na Revolução. São Paulo: Centauro, 2007.

MARX, Karl. Engels, Friedrich. O Manifesto Comunista. 13 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.

NEVES, Sylvia Malatesta das. Entre a formalização e a precarização: o telemarketing e a incorporação do subproletariado ao mercado de trabalho brasileiro. In: RAMOS FILHO, Wilson; WANDELLI, Leonardo Vieira; ALLAN, Nasser Ahmad (Coord). Trabalho e Regulação no Estado Constitucional. Vol. 04. Curitiba: Juruá, 2013.

POCHMANN, Marcio. Nova classe média? O trabalho na base da pirâmide social brasileira. São Paulo: Boitempo, 2012.

______. O mito da grande classe média: capitalismo e estrutura social. São Paulo:Boitempo, 2014.

RAMOS FILHO, Wilson. Direito Capitalista do Trabalho: história, mitos e perspectivas no Brasil. São Paulo: LTr, 2012.

______. Marxismo e política: as classes sociais e o direito. Revista do Curso de Direito UNIFACS, n. 151, 2013.

SOUZA, Jessé. Ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: UFMG, 2009.

______. A construção social da subcidadania: Para uma sociologia política da modernidade periférica. 2 ed. Belo Horizonte: UFMG, 2012a.

______. Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? 2 ed. rev. ampl. Belo Horizonte: UFMG, 2012b.

WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

Downloads

Publicado

2017-08-23

Como Citar

Gomes, E. B., & Jaboniski, A. L. (2017). Políticas públicas e a ascensão de uma nova classe média como instrumento de reprodução do capitalismo (uma visão crítica). Revista De Direito Econômico E Socioambiental, 8(1), 267–288. https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v8i1.17697

Edição

Seção

Artigos