Políticas públicas e a ascensão de uma nova classe média como instrumento de reprodução do capitalismo (uma visão crítica)
DOI:
https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v8i1.17697Palabras clave:
classe social, nova classe média, batalhadores, capitalismo, consciência de classe.Resumen
Presente o debate sobre a ascensão social da “ralé” estrutural ao estrato dos batalhadores brasileiros. Tais mudanças sociais são decorrentes de políticas públicas redistributivas adotadas pelo governo nos últimos anos e que não condizem com uma visão economicista de ascensão de uma nova classe média. Pelas recentes alterações das condições de vida de uma parcela da sociedade brasileira, com a sua inclusão no mercado de bens de consumo; indaga-se se estaríamos diante de uma nova classe média ou diante de mais uma reconstrução do capitalismo e seu discurso sedutor para induzir os batalhadores brasileiros a se submeterem às novas condições de trabalho ? Entenda-se referidas condições de trabalho como: flexibilizadas precarizadas bem como, de indução ao fetichismo de consumo enquanto formador de um espírito artificial de felicidade e sequestrador da subjetividade destes indivíduos.Assim, importante se torna a discussão acerca das condições de vida deste novo grupo social, bem como dos aspectos que a diferenciam da classe social e sua consciência de classe, dentro do contexto laboral.
Descargas
Citas
ALVES, Giovanni. Trabalho e subjetividade: o espírito do toyotismo na era do capitalismo manipulatório. São Paulo: Boitempo, 2011.
______. Dimensões da Precarização do Trabalho: Ensaios de Sociologia do Trabalho. Bauru: Canal 6, 2013.
HINKELAMMERT, Franz J.; MORA, Henry M. Hacia uma economia para la vida. San José, Costa Rica: DEI, 2005.
LENIN, Vladimir Ilitch. O Estado e a Revolução: O que ensina o marxismo sobre o Estado e o papel do proletariado na Revolução. São Paulo: Centauro, 2007.
MARX, Karl. Engels, Friedrich. O Manifesto Comunista. 13 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004.
NEVES, Sylvia Malatesta das. Entre a formalização e a precarização: o telemarketing e a incorporação do subproletariado ao mercado de trabalho brasileiro. In: RAMOS FILHO, Wilson; WANDELLI, Leonardo Vieira; ALLAN, Nasser Ahmad (Coord). Trabalho e Regulação no Estado Constitucional. Vol. 04. Curitiba: Juruá, 2013.
POCHMANN, Marcio. Nova classe média? O trabalho na base da pirâmide social brasileira. São Paulo: Boitempo, 2012.
______. O mito da grande classe média: capitalismo e estrutura social. São Paulo:Boitempo, 2014.
RAMOS FILHO, Wilson. Direito Capitalista do Trabalho: história, mitos e perspectivas no Brasil. São Paulo: LTr, 2012.
______. Marxismo e política: as classes sociais e o direito. Revista do Curso de Direito UNIFACS, n. 151, 2013.
SOUZA, Jessé. Ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
______. A construção social da subcidadania: Para uma sociologia política da modernidade periférica. 2 ed. Belo Horizonte: UFMG, 2012a.
______. Os batalhadores brasileiros: nova classe média ou nova classe trabalhadora? 2 ed. rev. ampl. Belo Horizonte: UFMG, 2012b.
WEBER, Max. A ética protestante e o “espírito” do capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publican en esta revista están de acuerdo con los siguientes términos:
- Autores mantienen los derechos autorales y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Creative Commons - Atribución 4.0 Internacional, que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Autores tienen permiso y son estimulados a publicar y difundir su trabajo online (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar alteraciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (Véase El Efecto del Acceso Libre).