Atuação do CADE no controle da guerra fiscal

Autores

  • Maria de Fátima Ribeiro Universidade de Marília – UNIMAR
  • José Luis Andrea Júnior Universidade de Marília
  • Luciana Yoshihara Arcangelo Zanin Universidade de Marília

DOI:

https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v8i1.17670

Palavras-chave:

CADE, Guerra fiscal, Livre Concorrência, Incentivos fiscais, Intervenção.

Resumo

O presente artigo analisa a questão gerada em decorrência dos incentivos fiscais dados por parte dos Estados que causam a chamada guerra fiscal. Aborda a possível lesão à livre concorrência protegida constitucionalmente, bem como a atuação do CADE - Conselho Administrativo de Defesa Econômica em prol da manutenção da concorrência no mercado. Para tanto, trata do conceito da “guerra fiscal” e da a análise das pendências, judiciais e legislativas, existentes acerca do tema. Por outro lado, destaca também à efetiva atuação do CADE diante das concessões dos benefícios fiscais, bem como as possibilidades dispostas legalmente para que o referido Conselho atue visando à manutenção da Concorrência. Diante deste panorama, discute-se a possibilidade de intervenção do CADE, analisando e julgando os atos que, em razão da concessão de incentivos fiscais pelos membros da federação, possam lesionar a livre concorrência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria de Fátima Ribeiro, Universidade de Marília – UNIMAR

É professora titular do programa de mestrado e doutorado em direito e do curso de graduação em direito da Universidade de Marília (UNIMAR). Pós-Doutorado em Direito Fiscal/Tributário na Universidade de Lisboa. Doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestrado em Ciências Jurídicas Empresarias pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Integra a Diretoria do Instituto de Direito Tributário de Londrina (mandato 2016-2018). Professora convidada da Universidade Estadual de Londrina.

José Luis Andrea Júnior, Universidade de Marília

Mestre em Direito pela Universidade de Marília (UNIMAR). Pós-Graduado (lato sensu) em Direito Civil e Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Damásio de Jesus. Advogado.

Luciana Yoshihara Arcangelo Zanin, Universidade de Marília

Mestranda em Direito Econômico pela Universidade de Marília UNIMAR/SP. Especialização em Direito Tributário pelo Instituto Brasileiro de Estudos Tributários - IBET (2005), especialização em Direito Civil e Processual Civil pela Escola Superior da Advocacia ESA/SP (2010), especialização em Direito Empresarial pela Universidade Estadual de Londrina UEL/PR (2011). MBA em Gestão Tributária pela Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo (2013). Membro Efetivo da Comissão do Contencioso Administrativo Tributário da OAB/SP. Advogada licenciada.

Referências

ANDRADE FILHO, Edimar Oliveira. Imposto de Renda das Empresas. 6ª. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2009.

CALLIARI, Marcelo. Parecer CADE. Consulta nº 0038/99. Disponível em: . Acessado em 09.06.2015.

FIGUEIREDO, Leonardo Vizeu. Lições de Direito Econômico. 3ª. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2010.

GRECO, Marco Aurélio. Planejamento Tributário. 2ª. ed. São Paulo: Dialética, 2008.

MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 15ª. ed. São Paulo: Editora Atlas S.A., 2009.

NABAIS, José Casalta. Nota sobre o dever fundamental de pagar tributos. Direito Tributário: questões atuais/coordenação: Luiz Cláudio Silva Allemand – Brasília: OAB, Conselho Federal, Comissão Especial de Direito Tributário, 2012.

RODRIGUES, Aldenir Ortiz. PROENÇA, André Eduardo de. BUSCH, Cleber Marcel. GARCIA, Edino Ribeiro. TODA, Wilian Haruo. Coleção IOB de Planejamento Tributário. vol. III. Brasil: IOB Informações Objetivas Publicações Jurídicas Ltda, 2012.

SANCHES, Marcio Antônio Rodrigues. Cooperação e Competição na Indústria de Alimentos de Amendoim de Marília – SP. Tese de Doutorado em Administração de Empresas. Escola de Administração de Empresas de São Paulo, FGV/EAESP, São Paulo, Brasil, 2003.

SANTI, Eurico Marcos Diniz de. Curso de Especialização em Direito Tributário: estudos analíticos em homenagem a Paulo de Barros Carvalho. Rio de Janeiro: Forense, 2005.

SILVA, Lourivaldo Lopes da. Contabilidade Geral e Tributária. 7ª. ed. Brasil: IOB Informações Objetivas Publicações Jurídicas Ltda, 2012.

STIVAL, Juliane. A exegese do Princípio da Neutralidade Fiscal no Sistema Tributário Nacional, sobretudo no regime da substituição tributária, na concessão de incentivos fiscais e na elisão fiscal. In: Âmbito Jurídico, Rio Grande, XIV, n. 91, agosto 2011. Disponível em: <http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_ link=revista_artigos_leitura&artigo_id=10020>. Acessado em 09.06.2015.

Downloads

Publicado

2017-08-23

Como Citar

Ribeiro, M. de F., Andrea Júnior, J. L., & Arcangelo Zanin, L. Y. (2017). Atuação do CADE no controle da guerra fiscal. Revista De Direito Econômico E Socioambiental, 8(1), 182–199. https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v8i1.17670

Edição

Seção

Artigos