Para quem os professores planejam suas aulas? Um estudo de caso luso-brasileiro

Autores

  • João Rodrigo Santos Silva Universidade Federal do ABC
  • Fernando Guimarães Universidade do Minho
  • Paulo Takeo Sano Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS11

Resumo

O planejamento é uma ação pedagógica na qual o professor organiza a sua prática educativa. O planejamento é um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente. Deste modo, plano é uma espécie de teorização, um instrumento de reflexão sobre a sua prática docente. Mas será que os docentes concordam com as definições teóricas do papel da planificação? Assim, é preciso conhecer a concepção dos professores sobre o planejamento no ensino. O objetivo desta pesquisa foi verificar o que os professores consideram ao planejar suas ações; e se, nesta ação, consideram o perfil profissional dos estudantes, professores e/ou biólogos. Esta pesquisa tem um caráter qualitativo e adotou a entrevista como método de coleta de dados e a teoria fundamentada nos dados como método de análise. Foram entrevistados quinze professores de Botânica advindos de quatro universidades, sendo três brasileiras e uma portuguesa. Como resultado desta pesquisa, todos os professores consideram os conteúdos abordados nas aulas como fator principal na organização e no planejamento. Em relação ao perfil dos estudantes, metade dos docentes considera que todos devem saber o conteúdo específico, independentemente de onde irão atuar. Conclui-se que a não preocupação com o professor em formação pode interferir na ação desses sujeitos e em sua correlação entre o conhecimento científico e a práxis pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Rodrigo Santos Silva, Universidade Federal do ABC

Professor adjunto da Universidade Federal do ABC, Santo André, São Paulo. Ligado ao Centro de Ciências Naturais e Humanas. Atua na área de ensino de biologia com formação de professores.

Fernando Guimarães, Universidade do Minho

Fernando Guimarães é professor na faculdade de educação da Universidade do Minho em Braga, Portugal. Atua na área de Ensino de biologia, formação de professores e análise de materiais didáticos.

Paulo Takeo Sano, Universidade de São Paulo

Professor do Departamento de Botânica da USP. Atua e orienta na pós-graduação em duas linhas de pesquisa: Sistemática de Fanerógamas, com ênfase em diversidade e evolução de monocotiledôneas; e Ensino de Ciências, em particular, Botânica e Educação em Biodiversidade, Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2020-06-29

Como Citar

Silva, J. R. S., Guimarães, F., & Sano, P. T. (2020). Para quem os professores planejam suas aulas? Um estudo de caso luso-brasileiro. Revista Diálogo Educacional, 20(65). https://doi.org/10.7213/1981-416X.20.065.DS11