Ensino de dança na escola: desafios e perspectivas na visão de professores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.AO04

Resumo

O presente estudo trata de uma pesquisa, desenvolvida no Estado do Rio de Janeiro, cujo objetivo consistiu em compreender como professores com formação superior em dança, que atuaram ou estão atuando na educação básica, no contexto da escola pública, concebem o ensino de dança e, além disso, o que fazem (se fazem) a favor da sua inserção enquanto área de conhecimento no currículo escolar. A abordagem se atém a parte dos resultados obtidos, detendo-se especificamente nos aspectos referentes à inserção da dança no currículo escolar, considerando quatro eixos analíticos: i - produção do conhecimento por meio do corpo; ii - possibilidade de trabalhar questões sociais e humanas; iii - questões multiculturais presentes na inserção da dança no currículo; iv - dificuldades estruturais para o ensino de dança na escola. O referencial teórico baseia-se em Cochran-Smith e Lytle (1999; 2002), Gauthier (2006) e Schön (2000); Canen/Ivenicki (2012; 2014); Marques (2010a; 2011; 2012); Strazzacappa (2010); Strazzacappa e Morandi (2012). Metodologicamente, adota-se a análise documental e a entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa indicam que a inserção da dança no currículo é um desafio evidente para os professores, ainda que se reconheça que este ensino possa ser um espaço potente para a produção do conhecimento por meio do corpo, possibilitando uma formação mais abrangente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cecília Silvano Batalha, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bacharel em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Licenciada em Educação Física pela mesma Universidade (2008), Pós-graduada em Políticas Públicas e Projetos Socioculturais em Espaços Escolares (FE/UFRJ-2012). É Mestre em Educação pelo Programa de Pós Graduação em Educação (PPGE/FE-UFRJ-2016), onde está cursando o doutorado na Linha de Pesquisa Currículo, Docência e Linguagem, sob a orientação da Profa. Dra. Giseli Barreto da Cruz (2017 - 2021). Integrante, desde 2014, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (GEPED/FE-UFRJ ), grupo vinculado ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (LEPED). Atualmente é professora de Educação Física na Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro (SEEDUC) e na Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME). Tem experiência na área de Dança e Educação Física, com ênfase em Educação.

Giseli Barreto da Cruz, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Giseli Barreto da Cruz concluiu o Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro em 2008. Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1992), Especialização em Supervisão, Orientação e Administração Escolar pela Universidade Federal Fluminense (1996) e Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002). Realizou pós-doutorado com a Profª Drª Marli André na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2011) com o apoio do CNPq (PDJ). É professora Associada da Faculdade de Educação da UFRJ, onde atua em docência, pesquisa e orientação nas áreas de Pedagogia, Didática e Formação de Professores na graduação e no programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFRJ). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (GEPED) e o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores (LEPED). Coordenou o curso de Pedagogia da Faculdade de Educação da UFRJ (2013-2015) e o PIBID/Pedagogia da UFRJ (2012-2018). Anteriormente atuou na educação básica exercendo as funções de docente e de pedagoga em redes públicas de ensino. Reúne significativa experiência na área de Educação, como professora e pedagoga. Tem se dedicado a pesquisas sobre Pedagogia, Didática e Formação de Professores.

Downloads

Publicado

2019-10-02

Como Citar

Batalha, C. S., & Cruz, G. B. da. (2019). Ensino de dança na escola: desafios e perspectivas na visão de professores. Revista Diálogo Educacional, 19(62). https://doi.org/10.7213/1981-416X.19.062.AO04