Ateliê Didático: diário online e pesquisa-formação com docentes universitários

Cristina d'Ávila, Ana Verena Madeira, Denise Guerra

Resumo


O Ateliê Didático surge no bojo do Programa de Formação Pedagógica de docentes universitários (ForPed) na Universidade Federal da Bahia e constitui-se em dispositivo formativo presencial e online e de pesquisa-formação, pautado em três pilares fundamentais: epistemologia da prática, dimensão sensível e fazer criativo, possibilitando aos participantes a abordagem e vivência de conceitos didático-pedagógicos básicos relativos à educação superior (ES), o estudo do objeto e saberes da docência e da construção da identidade profissional do docente universitário, análise das relações entre currículo, e formação, debate sobre abordagens pedagógicas na ES, compreensão das relações estruturantes do processo didático, reflexões sobre as relações interpessoais e organização da prática pedagógica. Na sua dinâmica metodológica prevê-se os diários online, a partir dos quais revelam-se os dados da presente pesquisa-formação, na qual os docentes descrevem suas implicações com a docência, saberes didático-pedagógicos e com os estudantes. Participaram da pesquisa, de caráter qualitativo, por adesão voluntária, nove docentes universitários. Destarte, o Ateliê tem se revelado dispositivo aberto para alterar e ser alterado pela práxis dos sujeitos em formação conforme depreendido dos diários online produzidos e analisados.


Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.7213/1981-416X.18.056.DS03

Apontamentos

  • Não há apontamentos.




Direitos autorais 2018 Revista Diálogo Educacional