Estrutura e ontologia na obra de Merleau-Ponty
DOI:
https://doi.org/10.7213/aurora.25.037.AO04Resumo
Esse trabalho discute a renovação e a centralidade do conceito de estrutura no projeto ontológico de Merleau-Ponty. Estabelece, primeiro, a ideia de que na obra de Merleau-Ponty não existe um sentido unívoco para a noção de estrutura, mas uma polissemia de usos e sentidos que acompanham o desenvolvimento do seu pensamento. Merleau-Ponty, sobretudo no momento da elaboração d’O visivel e o invisivel, não objetivava apenas se apropriar da noção de estrutura – gestalt – já em uso na psicologia, na linguística e na etnologia, mas aprofundá-la na sua matriz filosófica, explorá-la como um novo regime de pensamento. Portanto, nossa hipótese de trabalho é que, em O visivel e o invisivel, a estrutura deixou de ser considerada apenas como a significação original da percepção e passou a ser pensada como condição do “ser-no-mundo”, um elemento essencial para uma nova noção de cogito – ser bruto –, sem os prejuízos da noção de cogito tácito que Merleau-Ponty reconheceu na Fenomenologia da percepção.Downloads
Referências
BARBARAS, R. Merleau-Ponty et la psychologie de la forme. Les études philosophiques, n. 57, p. 151-163, 2001.
BARBARAS, R. Les trois sens de la chair. Sur une impasse de l’ontologie de Merleau-Ponty. Chiasmi International, n. 10, p. 19-34, 2008.
BONOMI, A. Fenomenologia e estruturalismo. São Paulo: Perspectiva, 2001.
CHAUI, M. Experiência do pensamento: ensaios sobre a obra de Merleau- -Ponty. São Paulo: M. Fontes, 2002. Tópicos.
DELEUZE, G. Em que se pode reconhecer o estruturalismo? In: DELEUZE, G. O século XX. Rio de Janeiro: Zahar, 1974.
DERRIDA. J. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva, 2009.
FALABRETTI, E. S. A pintura como paradigma da percepção. Dois Pontos, v. 9, n. 1, abr. 2012. Disponível em: <http://ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/doispontos/article/view/25515/19161>. Acesso em: 29 out. 2013.
GOLDSTEIN, K. La structure de l’organisme: introduction à la biologie à partir de la pathologie humaine. 7. ed. Paris: Gallimard, 1951.
LÉVI-STRAUSS, C. La pensée sauvage. Paris: Plon, 1962.
MERLEAU-PONTY, M. Manuscrits inédits. Paris: Bibliothèque Nationale de France, [19--].
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. 2. ed. São Paulo: M. Fontes, 1999a.
MERLEAU-PONTY, M. O visível e o invisível. 4. ed. São Paulo: Perspectiva, 1999b.
MERLEAU-PONTY. Parcours deux (1951-1961). Paris: Éditions Verdier, 2000.
LÉVI-STRAUSS, C. Antropologia estrutural. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003a.
LÉVI-STRAUSS, C. Antropologia estrutural II. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2003b.
MERLEAU-PONTY, M. L’institution/La passivité: notes de cours au Collége de France (1954-1955). Paris: Belin, 2003c.
MERLEAU-PONTY, M. O olho e o espírito: seguido de A linguagem indireta e as vozes do silêncio e A dúvida de Cézanne. São Paulo: Cosac & Naify, 2004.
MERLEAU-PONTY, M. A estrutura do comportamento. São Paulo: M. Fontes, 2006.
ROUSSEAU, J-J. Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. São Paulo: Nova Cultural, 1999. (Os Pensadores).
SARTRE, J-P. L’être et le neant: essai d’ontologie phénomenológique. Paris: Gallimard, 2013. (Collection Tel).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.