Merleau-Ponty e o fisicalismo
DOI:
https://doi.org/10.7213/rfa.v24i35.640Resumo
Neste artigo, discutimos o posicionamento de Merleau-Ponty em relação ao fisicalismo, entendido enquanto a tese segundo a qual tudo o que existe no mundo espaçotemporal é físico. Buscamos mostrar que ele não nega o fisicalismo, tal como aqui entendido, mas sim outras teses que compõem uma perspectiva naturalista mais geral (da qual o fisicalismo é parte), a que chamaremos de Visão Naturalista do Mundo. De forma a alcançar o nosso objetivo, consideramos a noção de reversibilidade em Merleau-Ponty e, a partir dela, mostrarmos como o corpo humano pode ser considerado, ao mesmo tempo, tanto um objeto submetido às leis físicas quanto sujeito de ações intencionais.Downloads
Referências
BARBARAS, R. Le désir et la distance. Introduction à une phénoménologie de la perception. Paris: Vrin, 1999.
DAVIDSON, D. Mental events. In: FOSTER, L.; SWANSON, J. (Ed.). Experience and theory. Amherst: University of Massachusetts Press, 1970. p. 79-101.
DESCARTES, R. Méditations. Paris: Gallimard, 1996. (OEuvres complètes, Coll. Bibliothèque de la Pléiade).
FODOR, J. The language of thought. Cambridge: Harvard University Press, 1975.
LEWIS, D. On the plurality of worlds. Oxford: Blackwell, 1986.
MATTHEWS, E. Compreender Merleau-Ponty. Petrópolis: Vozes, 2010.
MERLEAU-PONTY, M. Le visible et l’invisible. Paris: Gallimard, 1991.
MERLEAU-PONTY, M. Phénoménologie de la perception. Paris: Gallimard, 1992a.
MERLEAU-PONTY, M. L’oeil et l’esprit. Paris: Gallimard, 1992b.
NAGEL, E. The structure of science. London: Routledge and Kegan Paul, 1961.
NAGEL, T. Physicalism. In: ROSENTHAL, D. M. (Ed.). Materialism and the mind-body problem. Indianapolis: Hackett Publishing Company,
p. 96-110.
PERRY, J. Knowledge, possibility and consciousness. Cambridge: MIT Press, 2001.
QUINE, W. V. O. Two dogmas of empiricism. In: QUINE, W. V. O. From a logical point of view. Cambridge: Harvard University Press, 1951.
QUINE, W. V. O. Ontological relativity. In: QUINE, W. V. O. Ontological relativity and other essays. New York: Columbia University Press, 1969. p. 26-68.
STOLJAR, D. Physicalism. In: STANFORD Encyclopedia of Philosophy, 2009.
Disponível em: http://plato.stanford.edu/entries/physicalism/. Acesso em: 20 set. 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.