Tradução

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/1980-5934.31.053.TD01

Palavras-chave:

Husserl, Fenomenologia, Antropologia, Antropologia filosófica

Resumo

Estudo introdutório de apresentação, seguido de tradução, da palestra “Fenomenologia e antropologia”, ministradas por Edmund Husserl nas sedes da Kantgesellschaft de Frankfurt (1 de junho), Berlim (10 de junho) e Halle (16 de junho) em 1931, na qual avalia criticamente, a partir dos pressupostos transcendentais da fenomenologia, a tendência da filosofia alemã dos anos 20 do século passado para uma antropologia filosófica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Fernandes Weber, Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Professor Associado B do Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado/Doutorado) em Filosofia da UEL. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Fenomenologia (https://nucleodefenomenologia.wordpress.com/) e do Núcleo de Pesquisa Schopenhauer-Nietzsche (https://nucleoschopenhauernietzsche.wordpress.com/), ambos da UEL. Cursou: Graduação em Filosofia (UNIOESTE); Mestrado em Filosofia (UNICAMP); Mestrado em Filosofia da Educação (UEM); Doutorado em Filosofia da Educação (UNICAMP); Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) na UNESP/Marília. Desenvolve pesquisas na área de Estética, Antropologia Filosófica e Filosofia da Educação.

Giovanni Jan Giubilato, Bolsista PNPD/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutor em filosofia pela Bergische Universität Wuppertal (Alemania). Membro do GT Fenomenologia, do Círculo Latinoamericano de Fenomenología ecoordenador do Núcleo de Pesquisa em Fenomenologia. Es editor de la “Eugen Fink Gesamtausgabe”. Publicações mais recentes: Freiheit und Reduktion, 2017; Lebendigkeit der Phänomenologie (org.), 2018. Atualmente é bolsista PNPD-CAPES do Programa de Filosofia na Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Anna Luiza Andrade Colli, Membro/Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Fenomenologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Doutoranda em regime de Co-tutela pela Bergische Universität Wuppertal e pela Charles University Prague. Mestrado em filosofia pela UFMG e pelo programa Master Erasmus Mundus Europhilosophie, na área de fenomenologia. Coordenadorado Núcleo de Pesquisa em Fenomenologia. Autora de vários artigos, participa da edição da “Eugen Fink Gesamtausgabe”. Em 2018 traduziu a obra de Eugen Fink Presentificação e Imagem (em impressão pela EDUEL).

Downloads

Publicado

2019-08-08

Como Citar

Weber, J. F., Giubilato, G. J., & Colli, A. L. A. (2019). Tradução. Revista De Filosofia Aurora, 31(53). https://doi.org/10.7213/1980-5934.31.053.TD01

Edição

Seção

Tradução