RESSONÂNCIAS HUSSERLIANAS NA OBRA LÓGICA DO SENTIDO DE GILLES DELEUZE

Autores

  • Alex Fabiano Correia Jardim Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTE)

DOI:

https://doi.org/10.7213/rfa.v22i31.2500

Resumo

Discutiremos, a partir dos textos Lógica do sentido e Diferença e repetição de Gilles Deleuze, duas perspectivas: por um lado, uma crítica estabelecida por Deleuze ao conceito de transcendência e transcendental à fenomenologia de Husserl, e por outro lado, apontaremos a importância de Husserl para Deleuze, em especial, a conversação filosófica possível entre eles construída na obra Lógica do sentido. Se por um lado, para Husserl a fenomenologia pensa a existência submetida às estruturas constitutivas da transcendência como camada fundamental da atividade transcendental sob a forma de uma gênese. Por outro lado, para Deleuze, não há qualquer necessidade de um pressuposto (genético) ao pensamento na fi gura de um cogito (sujeito). Em lugar de se perguntar sobre a gênese do pensamento, Deleuze problematiza “o que signifi ca pensar?”, afastando-se de uma imagem dogmática do pensamento. Mas Deleuze demonstra em vários momentos no texto Lógica do sentido a contribuição de Husserl quando este pensa o problema do “expresso”, do “noema” e do “sentido”, todos enquanto “verdadeiros acontecimentos”. Tais questões para Deleuze impõem um limite ao ego transcendental, não reduzindo o pensamento ao jogo representacional do sujeito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BEAULIEU, A. Gilles Deleuze et la phenomenologie. Paris: J. Vrin, 2004.

DELEUZE, G. Diferença e repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988.

DELEUZE, G. A imanência: uma vida. In: VASCONCELLOS, J.; FRAGOSO, M. A. da R. (Org.). Gilles Deleuze: imagens de um fi lósofo da imanência. Londrina: UEL, 1997. p. 15-20.

DELEUZE, G. Lógica do sentido. Tradução de Luiz Roberto Salinas Fortes. São Paulo: Perspectiva, 2000.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é a Filosofi a? Tradução de Bento Prado Júnior

e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Edições 34, 1992.

GIL, J. Prefácio. Tradução Margarida Vale de Gato. In: DELEUZE, G. Diferença e

repetição. Tradução de Luiz Orlandi e Roberto Machado. Lisboa: Relógio d’Água, 2000. p. 6.

HUSSERL, E. A fi losofi a como ciência do rigor. Tradução de Albin Beau. Coimbra: Atlântida, [19--?].

HUSSERL, E. Idées directrices pour une phenomenologie et une philosophie phénoménologique pures. Tradução de De l´allemand par Paul Ricoeur. Paris: Gallimard, 1950.

HUSSERL, E. Expérience et jugement. Paris: PUF, 1970.

HUSSERL, E. A idéia de fenomenologia. Tradução de Artur Mourão. Lisboa: Edições 70, 1989.

HUSSERL, E. Meditações cartesianas: introdução à fenomenologia. Tradução de Frank de Oliveira. São Paulo: Madras, 2001.

HUSSERL, E. Idéias para uma fenomenologia pura e para uma fi losofi a fenomenológica. Tradução de Marcio Suzuki. Aparecida, SP: Idéias & Letras, 2006.

MARTINEZ, F. J. Échos husserliens dans l´oeuvre de G. Deleuze. In: VERSTRAETEN,

P.; STENGERS, I. (Org.). Gilles Deleuze. Paris: J. Vrin, 1998. p. 105-117.

SANTOS, J. H. Do empirismo à fenomenologia: a crítica antipsicologista de Husserl e a idéia da lógica pura. Braga: Livraria Cruz, 1973.

STEIN, E. A intuição categorial em Husserl: o segredo da fenomenologia; o conceito de mundo vivido como fundamento em Husserl. In: STEIN, E. A caminho de uma fundamentação pós-metafísica. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1997. p. 91-100; 111-131.

Downloads

Publicado

2010-05-03

Como Citar

Correia Jardim, A. F. (2010). RESSONÂNCIAS HUSSERLIANAS NA OBRA LÓGICA DO SENTIDO DE GILLES DELEUZE. Revista De Filosofia Aurora, 22(31), 391–408. https://doi.org/10.7213/rfa.v22i31.2500

Edição

Seção

Dossiê