Franz Kafka lido por Hannah Arendt: cultura, formação e política
DOI:
https://doi.org/10.7213/1980.5934.31.052.A001Keywords:
Arendt, Kafka, filosofia, estética, formação humanaAbstract
De todos os literatos citados por Arendt, interessa-nos investigar suas relações com os escritos de Franz Kafka. Nosso objetivo neste texto é: (i) averiguar o impacto que a obra de Kafka exerce sobre Arendt e (ii) em que medida os problemas da cultura e da formação (Bildung) se põem no centro das reflexões arendtianas sobre Kafka. Para tanto, nos ocuparemos de dois textos de 1944 escritos por Arendt, a saber, O judeu como pária: uma tradição oculta e, sobretudo, Franz Kafka: uma reavaliação. Por ocasião do vigésimo aniversário de sua morte.
Downloads
References
ARENDT, H. Origens do totalitarismo. Trad. Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.
ARENDT, H. Entre o Passado e o Futuro. São Paulo: Perspectiva, 2005.
ARENDT, H. Reflections on Literature and Culture. Stanford: Stanford University Press, 2007.
ARENDT, H. Franz Kafka: uma reavaliação. Por ocasião do vigésimo ano de sua morte. In: ARENDT, H. Compreender: formação, exílio e totalitarismo. Belo Horizonte: Companhia das Letras, Editora UFMG, 2008. p. 96-108.
ARENDT, H. A vida do espírito: pensar, querer e julgar. Trad. César A. de Almeida, Antônio Abranches, Helena Martins. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.
ARENDT, H. A condição humana. 11. ed. Trad. Roberto Raposo. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.
ARENDT, H. Escritos judaicos. Trad. Laura Mascaro, Luciana Oliveira, Thiago D. Silva. Barueri: Amarilys, 2016.
ANZ, T. Psychoanalyse. In: ENGEL, M.; AUEROCHS, B. (Hg.). Kafka Handbuch: Leben – Werk – Wirkung. Stuttgart: Metzler, 2010. p. 65-72.
BERTHEAU, A. Das Mädchen aus der Fremde: Rezeption – Reflexion – Produktion. Bielefeld: transcript, 2016.
FREITAG, B. O indivíduo em formação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
GOTTLIEB, S. Y. Introduction. In: ARENDT, H. Reflections on Literature and Culture. Stanford: Stanford University Press, 2007. p. i-xxiii.
HAHN, B.; KNOTT, M. L. Von den Dichtern erwarten wir Wahrheit. Berlin: Matthes & Seitz Berlin, 2007.
HEUER, W. (Org.) Hannah Arendt Handbuch: Leben-Werk-Wirkung. Stuttgart; Weimar: Metzler, 2011. p. 238-240.
KAFKA, F. Descrição de uma luta. São Paulo: Nova Fronteira, 1985.
KAFKA, F. O Castelo. São Paulo: Nova Cultural, 2003.
KOHN, J. Franz Kafka. In: HEUER, W. (Hg.) Hannah Arendt Handbuch: Leben-Werk-Wirkung. Stuttgart; Weimar: Metzler, 2011. p. 238-240.
KNOTT, M. L. Hannah Arendt liest Franz Kafka 1944. In: ARNOLD, H. L.; HEUER, W. Hannah Arendt: Text + Kritik. München: Text + Kritik, 2005. p. 150-161.
MAZZARI, M. V. Labirintos da Aprendizagem: pacto fáustico, romance de formação e outros temas da literatura comparada. São Paulo: Editora 34, 2010.
SCHÖTTKER, D.; WIZISLA, E. Arendt und Benjamin: Texte, Briefe, Dokumente. Frankfurt: Suhrkamp, 2006.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
A autoria permanece com a pessoa autora da obra, que concede à revista e à PUCPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) o direito de primeira publicação. O conteúdo publicado será regido pela licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual autoriza o compartilhamento do material, desde que devidamente atribuída a autoria e reconhecida a publicação original nesta revista. O autor compromete a cumprir o que segue:
- A pessoa autora manifesta ciência no que diz respeito ao tratamento dos dados necessários para a execução do presente instrumento, o qual será realizado nos ditames do art. 7º, V, da Lei 13.709/2018, declarando a pessoa autora, que foi devidamente informada da finalidade de utilização de seus dados bem como dos direitos que lhe são inerentes, ficando desde já disponibilizado o seguinte canal de comunicação para esclarecimento de qualquer tipo de dúvida https://privacidade.grupomarista.org.br/Privacidade/
- A pessoa autora, desde já, autoriza a Revista de Filosofia Aurora e a EDITORA PUCPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) a utilizar seu nome e imagem nos materiais de divulgação do objeto deste instrumento, em qualquer formato, mídia e meio de comunicação, bem como para as demais finalidades avençadas neste contrato.
- A pessoa autora afirma que a obra/material é de sua autoria e assume integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- A pessoa autora concede à Revista de Filosofia Aurora e à PUCRPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) o direito de primeira publicação da obra/material, de forma gratuita e não exclusiva, conforme os termos da licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional. A pessoa autora mantém integralmente os direitos patrimoniais e morais sobre a obra, podendo utilizá-la livremente em outros contextos, desde que respeitada a atribuição da publicação original.
- A PUCRPRESS (Associação Paranaense de Cultura - EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT) empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- A pessoa autora autoriza a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor durante o processo de submissão e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela Revista de Filosofia Aurora, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.


