Desventuras de Mr. Magoo: Ernest Sosa indaga “How do you know?”

Autores

  • João Carlos Salles Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.7213/1980-5934.30.049.AO04

Palavras-chave:

Ernest Sosa, conhecimento, análise, Gettier, Magoo situations.

Resumo

Nosso objeto é a análise do conhecimento empreendida por Ernest Sosa, por cuja trama, segundo acreditamos, seu extenso trabalho se configura como uma obra, comportando uma démarche específica. De modo mais específico, pretendemos recuperar neste texto as dificuldades e a novidade do artigo “How do you know?”, com o qual Ernest Sosa, mesmo com hesitações e recuos, fez modificar-se bastante o cenário da análise do conhecimento em direção a uma epistemologia das virtudes. A análise explicita então uma nota característica do conhecimento deveras óbvia, mas que, não obstante a obviedade, precisava ser enunciada. Para conhecer, o sujeito necessita estar em posição de conhecer, sendo o conhecimento uma performance humana. Dessa forma, mesmo não tendo encontrado ainda a fórmula positiva da epistemologia das virtudes, o artigo de Sosa tem um lugar especial entre seus trabalhos, situando-se nas origens de seu pensamento mais maduro e no contexto de uma obra in fieri.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Carlos Salles, Universidade Federal da Bahia

Doutor em Filosofia pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Atualmente, é professor associado da Universidade Federal da Bahia, tendo sido Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA. Entre outros livros, publicou A Gramática das Cores em Wittgenstein (CLE/Unicamp, 2002), O Retrato do Vermelho e Outros Ensaios (Ed. Quarteto, 2006) e O Cético e o Enxadrista: Significação e Experiência em Wittgenstein (Ed. Quarteto, 2012).

Sua experiência na área de filosofia volta-se, sobretudo, na perspectiva da epistemologia e da filosofia da linguagem, para a história da filosofia moderna e contemporânea, com ênfase no empirismo clássico e na obra de Ludwig Wittgenstein. Membro titular fundador da Academia de Ciências da Bahia, desenvolve a pesquisa “A Gramática da Experiência: O anímico na filosofia da psicologia de Wittgenstein”, com bolsa do CNPq, coordenando também o PRONEX Filosofia e Ciências (FAPESB/CNPq).

É líder do Grupo de Pesquisa do CNPq Filosofia Moderna e Contemporânea, ao qual se vincula o Grupo de Estudos e Pesquisa Empirismo, Fenomenologia e Gramática (http://www.efg.ufba.br). E, tendo sido presidente da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) de outubro de 2002 a dezembro de 2006, preside agora a Sociedade Interamericana de Filosofia (http://www.sif2013.org).

Referências

Our objective is the analysis of knowledge undertaken by Ernest Sosa, through whose weaving, as we understand it, his extensive work shapes itself as a one that requires a specific démarche. More specifically, we intend to recover the difficulties and trends of innovation in the article “How do you know?”, with which Ernest Sosa, even when hesitating and backing up, made a difference in the scene of knowledge analysis in the direction of an epistemology of virtues. Thus, the analysis makes explicit a feature of knowledge, which despite its truism, required enunciation. In order to know, the subject must be in a position of knowing, being knowledge a human performance. Therefore, even if the positive formula of the epistemology of virtues is not found, Sosa’s article holds a special place among his other works, placing it in the origins of his more mature thinking, and in the context of a work in progress.

Downloads

Publicado

2018-04-27

Como Citar

Carlos Salles, J. (2018). Desventuras de Mr. Magoo: Ernest Sosa indaga “How do you know?”. Revista De Filosofia Aurora, 30(49). https://doi.org/10.7213/1980-5934.30.049.AO04

Edição

Seção

Fluxo contínuo