A EXPERIÊNCIA NA CONSTRUÇÃO DE UM CORPO ARTÍSTICO: uma leitura a partir de Derrida e Deleuze
DOI:
https://doi.org/10.7213/rfa.v20i27.1807Resumo
O presente trabalho procura estabelecer uma estratégia de investigação no
cruzamento entre a filosofia e a teoria teatral e da performance, ainda por se
realizar em Portugal. Nesse sentido e partindo de Jacques Derrida e de Gilles
Deleuze, centralizou-se esta pesquisa à volta da noção de Corpo e
Experiência, sublinhando a importância de conceitos como différance –
para a conceptualização do conceito, para nós importante, de Somatografia
e explicitação da questão de identidade –, Corpo sem Órgãos – produção
de um corpo aberto a todas as possibilidades criativas, bem como ponto de
partida para o trabalho do actor/performer –, Devir – potências expressivas,
linhas de fuga a percorrer na construção do Corpo sem Órgãos. Por outro
lado, pensando a noção de psyché-physys em conjunto com os conceitos
expostos, propõe-se um novo entendimento da relação corpo/texto no actor/
performer em oposição à construção psicológica de personagens.
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