Compulsão à repetição no contexto analítico para Winnicott
DOI:
https://doi.org/10.7213/rfa.v23i33.1588Resumo
Neste artigo pretendo fazer uma análise da alternativa que Winnicott dá à compreensão do fenômeno caracterizado por Freud como sendo o da compulsão à repetição. Depois de retomar a posição de Freud, mostro que Winnicott faz referência à expressão compulsão à repetição em apenas dois momentos de sua obra: um para referir-se a uma criança neurótica que precisa retomar a situação traumática, experienciando-a novamente no quadro do contexto analítico; outro, no qual ele se refere a falhas no início do processo de amadurecimento de alguns pacientes, que os levariam, então, a buscar a situação penosa externa para colocá-la dentro do seu controle onipotente. Procura-se defender que Winnicott substituiu a questão metapsicológica da compulsão à repetição pela questão da regressão à dependência, o que colocaria o si mesmo do paciente em uma situação em que ele pode se desfazer de suas defesas, retornando a uma situação anterior à do trauma e à edificação de defesas; isso, quando sustentado adequadamente pelo ambiente, tornaria possível fazer um tipo de correção da experiência passada, integrando- a à pessoa total do paciente, retomando o processo de amadurecimento a partir dessa nova posição do si mesmo.Downloads
Referências
ABRAM, J. Donald Woods Winnicott (1896-1971): a brief introduction. International Journal of Psychoanalysis, v. 89, n. 6, p. 1189-1217, 2008.
FREUD, S. Au-delà du principe du plaisir. In: FREUD, S. Sigmund Freud: Oeuvres complètes. Paris: PUF, 1920.
FULGENCIO, L. Winnicott e uma psicanálise sem metapsicologia. Revista de Filosofia e Psicanálise Natureza Humana, v. 8, n. 1, p. 401-420, 2006.
FULGENCIO, L. Winnicott’s rejection of the basic concepts of Freud’s metapsychology. The International Journal of Psychoanalysis, v. 88, n. 2, p. 443- 461, 2007.
GREENBERG, J. R.; MITCHELL, S. A. Relações objetais na teoria psicanalítica. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983.
HJULMAND, K. Lista completa das publicações de D. W. Winnicott. Revista de Filosofia e Psicanálise Natureza Humana, v. 1, n. 2, p. 459-517, 1999.
WINNICOTT, D. W. Objetos transicionais e fenômenos transicionais. In: WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Rio de Janeiro: Imago, 1953. p. 13-44.
WINNICOTT, D. W. Aspectos clínicos e metapsicológicos da regressão no contexto psicanalítico. In: WINNICOTT, D. W. Da pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978a. p. 374-392. Publicado originalmente em 1955.
WINNICOTT, D. W. A agressividade e sua relação com o desenvolvimento emocional. In: WINNICOTT, D. W. Da pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1978b. p. 288-304. Publicado originalmente em 1958.
WINNICOTT, D. W. Memórias do nascimento, trauma do nascimento e ansiedade.
In: WINNICOTT, D. W. Da pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro:
Francisco Alves, 1978c. p. 254-276. Publicado originalmente em 1958.
WINNICOTT, D. W. Distorção do ego em termos de falso e verdadeiro self. In: WINNICOTT, D. W. O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artes Médicas,1983a. p. 128-139. Publicado originalmente em 1965.
WINNICOTT, D. W. A integração do ego no desenvolvimento da criança. In: WINNICOTT, D. W. O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983b. p. 55-61. Publicado originalmente em 1965.
WINNICOTT, D. W. Da dependência à independência no desenvolvimento do indivíduo. In: WINNICOTT, D. W. O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1983c. p. 79-87. Publicado originalmente em 1965.
WINNICOTT, D. W. A comunicação entre o bebê e a mãe e entre a mãe e o bebê: convergências e divergências. In: WINNICOTT, D. W. Os bebês e suas mães. São Paulo: M. Fontes, 1988. p. 79-92. Publicado originalmente em 1968.
WINNICOTT, D. W. A cura. In: WINNICOTT, D. W. Tudo começa em casa. São Paulo: M. Fontes, 1989. p. 87-93. Publicado originalmente em 1986.
WINNICOTT, D. W. O gesto espontâneo. São Paulo: M. Fontes, 1990a.Publicado originalmente em 1987.
WINNICOTT, D. W. Natureza humana. Rio de Janeiro: Imago, 1990b. Publicado originalmente em 1988.
WINNICOTT, D. W. Resenha de Psychoanalytic Studies of the Personality, de W. R. D. Fairbairn. In: WINNICOTT, D. W. Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994a. Publicado originalmente em 1953.
WINNICOTT, D. W. Resenha de Memories, Dreams, Reflections, de C. J. Jung. In: WINNICOTT, D. W. Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994b. p. 365-372. Publicado originalmente em 1964.
WINNICOTT, D. W. O medo do colapso. In: WINNICOTT, D. W. Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artmed,1994c. p. 70-76. Publicado originalmente em 1974.
WINNICOTT, D. W. A psicologia da loucura: uma contribuição da psicanálise. In: WINNICOTT, D. W. Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994d. Publicado originalmente em 1989.
WINNICOTT, D. W. Psiconeurose na infância. In: WINNICOTT, D. W.
Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994e. Publicado originalmente em 1989.
WINNICOTT, D. W. O uso do objeto no contexto de Moisés e o monoteísmo. In: WINNICOTT, D. W. Explorações psicanalíticas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1994f. Publicado originalmente em 1989.
WINNICOTT, D. W. A posição depressiva no desenvolvimento emocional normal. In: WINNICOTT, D. W. Da pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 2000a. Publicado originalmente em 1955.
WINNICOTT, D. W. A tendência anti-social. In: WINNICOTT, D. W. Da pediatria à psicanálise. Rio de Janeiro: Imago, 2000b. Publicado originalmente em 1958.
WRIGHT, G. H. von. Explanation and understanding. Ithaca: Cornell University Press, 1971.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor transfere, por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.