A posição do Brasil em face da decisão da OMC: uma decisão realista ou racionalista sob a perspectiva da Escola das Três Tradições?

Autores

  • Gilberto Vaciles Bilacchi Júnior Centro Universitário de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.02.001.AO05

Palavras-chave:

Teoria das relações internacionais. Escola das três tradições. Caso Brasil e EUA perante a OMC.

Resumo

O presente ar go tem por obje vo analisar, com base nas diferentes correntes teóricas do direi- to internacional, como se dá a tomada de decisões dos países no âmbito das relações internacionais. Começaremos por uma análise do mundo jurídico e do mundo polí co, e a forma como estão organizados os países atualmente reconhecidos pela Organização das Nações Unidas. Posteriormente, adentraremos as relações internacionais e as suas teorias, analisando as principais correntes de pensamento que são o liberalismo, o realismo, a teoria radical e a economia polí ca internacional. O destaque será dado para a Escola das Três Tradições, que se baseia nos conceitos de Hedley Bull e Martin Wight de três tradições de ação no ambiente internacional. Para facilitar a compreensão do tema, u lizaremos como exemplo a disputa comercial acer- ca dos subsídios agrícolas, travada entre o Brasil e os Estados Unidos da América, perante a Organização Mundial do Comércio. Ao m, concluiremos opinando pelo po de decisão tomada pelo governo brasileiro ao rmar acordo com o país norte-americano acerca da disputa comercial, e em qual das teorias analisadas mais se amolda o atual estágio das relações internacionais. 

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Publicado

2011-01-01

Como Citar

VACILES BILACCHI JÚNIOR, G. A posição do Brasil em face da decisão da OMC: uma decisão realista ou racionalista sob a perspectiva da Escola das Três Tradições?. Revista de Direito Econômico e Socioambiental, Curitiba, v. 2, n. 1, p. 101–119, 2011. DOI: 10.7213/rev.dir.econ.socioambienta.02.001.AO05. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/direitoeconomico/article/view/7736. Acesso em: 12 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos