A crise como oportunidade: estratégias do lobby mineral contra as normas ambientais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v16i3.32681

Palavras-chave:

conflitos socioambientais; lobby mineral; flexibilização normativa; estratégias empresariais.

Resumo

As imbricações entre Direito, Estado e Poder são largamente estudadas em diversos campos teóricos. Neste artigo, investigam-se as estratégias de incidência do setor minerário na agência estatal, tendo como escopo observar sua influência para a redução do patamar normativo de regulação do setor e da tutela ambiental no país. Argumenta-se que o setor mineral vem se utilizando de períodos de crise econômica e social para estimular e acelerar processos de flexibilização das normas de proteção ambiental, tratadas como empecilhos ao paradigma do desenvolvimento ancorado na reprimarização econômica. O recorte temporal considera as incidências utilizadas durante o período pandêmico como janela de visualização da problemática. A investigação tem natureza qualitativa, realiza revisão de literatura, análise documental e clipping em quatro portais nacionais, manuseando e organizando dados primários para sistematizar os eixos de análise. Nos resultados, observa-se que há um antiambientalismo que se expressa em quatro distintas estratégias de lobby: i) o fomento para que agentes públicos propagandeiem a expansão do setor mineral; ii) a promoção de eventos em que a defesa da desregulamentação socioambiental foi mencionada como medida de atração de investimentos econômicos; iii) iniciativas normativas de desregulamentação da proteção socioambiental no âmbito legal e infralegal; iv) iniciativas de alinhamento de gestão para favorecer a expansão mineral por intermédio das agências públicas. A articulação entre estes eixos revela um empobrecimento do pluralismo de interesses representados na esfera pública, uma vez que o discurso empresarial tende a se ampliar e colonizar o debate público sob a ótica dos interesses privados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovanna Ferreira, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestranda e graduada em Direito pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Bolsista CNPq e pesquisadora nos temas de conflitos socioambientais, direitos humanos e justiça climática.

Talita de Fátima Pereira Furtado Montezuma, Universidade Federal do Ceará (UFC)

Professora adjunta da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará á (Fortaleza, CE, Brasil). Docente credenciada ao Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal Rural do Semiárido (Mossoró, RN, Brasil). Doutora em Direito pela Universidade de Brasília (Brasília, DF, Brasil). Mestre e Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceará á (Fortaleza, CE, Brasil). 

Referências

ACSERALD, Henri. Disputas cognitivas e exercício da capacidade crítica: o caso dos conflitos ambientais no Brasil. Revista Sociologias. Porto Alegre, ano 16, nº 35, 2014, p. 84-105.

ACOSTA, Alberto. Extractivismo y neoextractivismo: dos caras de la misma maldición. In: LANG, M.; MOKRANI, D. (Orgs.) Más allá del desarrollo. Quito: Fundación Rosa Luxemburg/Abya Yala, 2011. p. 83-118.

ANGELO, Maurício. Brasil aposta tudo no maior evento de mineração do mundo. Observatório da Mineração, 2021a. Disponível em: <https://observatoriodamineracao.com.br/brasil-aposta-tudo-no-maior-evento-de-mineracao-do-mundo/>. Acesso em 12/02/2025.

ANGELO, Maurício. Câmara acaba com o licenciamento ambiental e abre caminho para mais desastres na mineração. Observatório da Mineração, 2021b. Disponível em: <https://observatoriodamineracao.com.br/camara-acaba-com-o-licenciamento-ambiental-e-abre-caminho-para-mais-desastres-na-mineracao/>. Acesso em 10/02/2025.

ANGELO, Maurício. Diretor da Agência Nacional de Mineração defende “guilhotina regulatória” para o setor mineral em parceria com a OCDE. Observatório da Mineração, 2020a. Disponível em: <https://observatoriodamineracao.com.br/diretor-da-agencia-nacional-de-mineracao-defende-guilhotina-regulatoria-para-o-setor-mineral-em-parceria-com-a-ocde/>. Acesso em 10/02/2025.

ANGELO, Maurício. Estudo indica que mineradoras podem deixar de pagar US$ 1,26 bilhão por ano em impostos na exportação de minério de ferro. Observatório da Mineração, 2022a. Disponível em: <https://observatoriodamineracao.com.br/exclusivo-estudo-indica-que-mineradoras-podem-deixar-de-pagar-us-126-bilhao-por-ano-em-impostos-na-exportacao-de-minerio-de-ferro/>. Acesso em 15/02/2025.

ANGELO, Maurício. Faturamento de mineradoras cresce 37% durante a pandemia; acumulado de 2020 registra R$ 126 bilhões. Observatório da Mineração, 2020b. Disponível em: <https://observatoriodamineracao.com.br/faturamento-de-mineradoras-cresce-37-durante-a-pandemia-acumulado-de-2020-registra-r-126-bilhoes>. Acesso em 12/02/2025.

ANGELO, Maurício. FIEMG entrega “pacote de destruição ambiental” para Bolsonaro e indica “as necessidades da indústria” para os próximos 4 anos. Observatório da Mineração, 2022b. Dis-ponível em: <https://observatoriodamineracao.com.br/fiemg-entrega-pacote-de-destruicao-ambiental-para-bolsonaro-e-indica-as-necessidades-da-industria-para-os-proximos-4-anos/>. Acesso em 15/02/2025.

ANGELO, Maurício. Frente Parlamentar da Mineração defende os interesses do garimpo e pressiona por mudanças favoráveis ao setor no Congresso. Observatório da Mineração, 2021c. Disponível em: <https://observatoriodamineracao.com.br/frente-parlamentar-da-mineracao-defende-os-interesses-do-garimpo-e-pressiona-por-mudancas-favoraveis-ao-setor-no-congresso/>. Acesso em 10/02/2025.

ANGELO, Maurício. Hub de hidrogênio verde no Ceará tem parceria com mineradora australi-ana, generosos incentivos fiscais e impactos desconsiderados. Observatório da Mineração, 2022c. Disponível em: <https://observatoriodamineracao.com.br/hub-de-hidrogenio-verde-no-ceara-tem-parceria-com-mineradora-australiana-generosos-incentivos-fiscais-e-impactos-desconsiderados/>. Acesso em 15/02/2025.

ANGELO, Maurício. Jair Bolsonaro pede a Arthur Lira prioridade na aprovação do PL que libe-ra mineração em terras indígenas. Observatório da Mineração, 2021d. Disponível em: <https://observatoriodamineracao.com.br/jair-bolsonaro-pede-a-arthur-lira-prioridade-na-aprovacao-do-pl-que-libera-mineracao-em-terras-indigenas/>. Acesso em 12/02/2025.

ANGELO, Maurício. Metas do governo federal para a mineração foram ditadas pelo mercado, revelam documentos. Observatório da Mineração, 2020c. Disponível em: <https://observatoriodamineracao.com.br/metas-do-governo-federal-para-a-mineracao-foram-ditadas-pelo-mercado-revelam-documentos/. Acesso em 12/02/2025.

ANGELO, Maurício. Mineradoras usam a pandemia como oportunidade para marketing espon-tâneo em rede nacional. Observatório da Mineração, 2020b. Disponível em: <https://observatoriodamineracao.com.br/mineradoras-usam-a-pandemia-como-oportunidade-para-marketing-espontaneo-em-rede-nacional>. Acesso em 12/02/2025.

ANGELO, Maurício. Ministério de Minas e Energia defende liberar a mineração dentro de flo-restas nacionais. Observatório da Mineração, 2021e. Disponível em: <https://observatoriodamineracao.com.br/ministerio-de-minas-e-energia-defende-liberar-a-mineracao-dentro-de-florestas-nacionais/>. Acesso em 10/02/2025.

ANGELO, Maurício. OCDE defende simplificação do licenciamento e concessão automática para o setor mineral em relatório. Observatório da Mineração, 2022d. Disponível em: <https://observatoriodamineracao.com.br/ocde-defende-simplificacao-do-licenciamento-e-concessao-automatica-para-o-setor-mineral-em-relatorio/>. Acesso em 15/02/2025.

ANGELO, Maurício. "O governo pode fazer o que bem entender" sobre mineração em terra indígena, diz líder de lobistas com influência direta em Brasília. Observatório da Mineração, 2021f. Disponível em: <https://observatoriodamineracao.com.br/o-governo-pode-fazer-o-que-bem-entender-sobre-mineracao-em-terra-indigena-diz-lider-de-lobistas-com-influencia-direta-em-brasilia/>. Acesso em 12/02/2025.

ANM. ANM apresenta avanços do setor mineral a investidores em evento no MME. Agência Nacional de Mineração, 2022a. Disponível em: <https://www.gov.br/anm/pt-br/assuntos/noticias/anm-apresenta-avancos-do-setor-mineral-a-investidores-em-evento-no-mme>. Acesso em 15/05/2025.

ANM. ANM celebra Acordo de Cooperação Técnica com o MME e a CPRM. Agência Nacional de Mineração, 2022b. Disponível em: <https://www.gov.br/anm/pt-br/assuntos/noticias/anm-celebra-acordo-de-cooperacao-tecnica-com-o-mme-e-a-cprm>. Acesso em 15/05/2025.

ANM. ANM e CNI firmam acordo para acelerar processos minerários. Agência Nacional de Mine-ração, 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/anm/pt-br/assuntos/noticias/anm-e-cni-firmam-acordo-para-acelerar-processos-minerarios>. Acesso em: 15/05/2025.

ANM. ANM vai ao Canadá apresentar novo ambiente regulatório para negócios no Brasil. Agência Nacional de Mineração, 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/anm/pt-br/assuntos/noticias/anm-vai-ao-canada-apresentar-novo-ambiente-regulatorio-para-negocios-no-brasil>. Aces-so em 15/05/2025.

ANM. Diretores da ANM participam de reunião na FINDES. Agência Nacional de Mineração, 2022c. Disponível em: <https://www.gov.br/anm/pt-br/assuntos/noticias/diretores-da-anm-participam-de-reuniao-na-findes>. Acesso em 15/02/2025.

ATAÍDE, Pedro. Direito minerário. Salvador: Ed. Juspodivm, 2020.

BISPO, Fabio. Incra autoriza venda de assentamentos para mineração, energia e infraestrutura sem consulta pública. InfoAmazonia, 2022. Disponivel em: <https://infoamazonia.org/2022/01/07/incra-autoriza-venda-de-assentamentos-para-mineracao-energia-e-infraestrutura-sem-consulta-publica>. Acesso em 28/11/2024.

BOBBIO, Norberto. O futuro da democracia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

BOLTANSKI, Luc; CHIAPELLO, Éve. O novo espírito do capitalismo. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2009.

BOURDIEU, Pierre. O campo científico. Actes de Ia RechercheenSciences. Sociales, n. 2/3, 1976, p. 88-104. Tradução de Paula Montero.

BOURDIEU, Pierre. O Poder Simbólico. Tradução Fernando Tomaz, 13ª ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Mineração no contexto da reforma tributária é tema de debate na Comissão de Minas e Energia. Agência Câmara de Notícias, Brasília, 2023. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/noticias/958721-mineracao-no-contexto-da-reforma-tributaria-e-tema>. Acesso em: 15/05/2025.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Medida provisória autoriza participação privada na exploração de minérios nucleares. Agência Câmara Notícias, 2022. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/noticias/903175-medida-provisoria-autoriza-participacao-privada-na-exploracao-de-minerios-nucleares/>. Acesso em 15/05/2025.

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Projeto de Lei nº 5822, de 2019. Acrescenta redação à Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000, para viabilizar o licenciamento ambiental de lavras garimpeiras de pequeno porte em Unidades de Conservação de Uso Sustentável do tipo Floresta Nacional. Apresentado pelo Deputado Delegado Éder Mauro (PSD/PA), 2019. Disponível em: <https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2228130>. Acesso em 15/05/2025.

CASTELLANI, Ana. Lobbies y puertas giratorias: los riesgos de la captura de la decisión pública. Nueva Socie-dad, 2018. Disponível em: <https://www.nuso.org/articulo/lobbies-y-puertas-giratorias/> Acesso em 20/03/2024.

COELHO, Tádzio Peters; BELZUNCES, Renata; MANSUR, Maíra; WANDERLEY, Luiz. Mineração e o perfil socioe-conômico nos municípios brasileiros mais minerados. In Wanderley et al (orgs). Atlas do Problema Mine-ral Brasileiro. Brasil: Comitê Nacional em Defesa dos Territórios Frente à Mineração. 2023.

COMITÊ NACIONAL DOS TERRITÓRIOS FRENTE À MINERAÇÃO. Relatório dos Conflitos da Mineração 2022. Brasil: Comitê Nacional dos Territórios frente à Mineração, 2023.

COSTA, Alessandro Soares Marino; ABDALLA, Márcio Moutinho. Práticas de Lobby no Brasil: refletindo sobre o papel do Estado. Universidade Federal Fluminense, 2017. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/317623135_Praticas_de_Lobby_no_Brasil_refletindo_sobre_o_papel_do_Estado>. Acesso em 16/05/2025.

DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2016.

EJOLT. Environmental Justice Organizations, Liabilities and Trade. Environmental Justice Atlas, 2022.

FERNANDES, Pablo Pires. Como último ato de governo, Jair Bolsonaro aprofunda a financeiriza-ção e especulação do setor mineral. Observatório da Mineração, 28 dez. 2022. Disponível em: https://observatoriodamineracao.com.br/como-ultimo-ato-de-governo-jair-bolsonaro-aprofunda-a-financeirizacao-e-especulacao-do-setor-mineral/. Acesso em 15/05/2025.

FINAMORE, Renan; FERREIRA, Hugo; PORTO, Marcelo Firpo de Souza. Injustiças da sustentabilidade: Conflitos ambientais relacionados à produção de energia “limpa” no Brasil. Revista Crítica de Ciências Sociais, nº 100, 2013.

FREIRE, Lúcia Maria de Barros; PRESCHOLDT, Soraya Gama de Ataíde. Desenvolvimento às avessas e depreda-ção socioambiental por uma mineradora. Serviço Social & Sociedade, v. 123, p. 565-583, 2015.

GLOBAL WITNESS. Defending tomorrow: The climate crisis and threats against land and environmental defenders. 2020.

GUDYNAS, Eduardo. Diez tesis urgentes sobre el nuevo extractivismo. In: CAAP; CLAES. Extractivismo, política y sociedad. Quito: Centro Andino de Acción Popular; Centro Latino Americano de Ecología Social, 2009. p.187-225.

GUDYNAS, Eduardo. O novo extrativismo progressista na América do Sul: teses sobre um velho problema sob novas expressões. In: LENA, P.; NASCIMENTO, E. P. (Orgs). Enfrentando os limites do crescimento. Sustentabilidade, decrescimento e prosperidade (pp. 303-318). Rio de Janeiro: Garamond, 2012.

IBRAM. Instituto Brasileiro de Mineração. Relatório Anual de Atividades. 2020. Disponível em: <https://ibram.org.br/relatorios-de-atividades/>. Acesso em 08/01/2022.

IBRAM. Instituto Brasileiro de Mineração. Relatório Anual de Atividades. 2021. Disponível em: <https://ibram.org.br/relatorios-de-atividades/>. Acesso em 08/01/2022.

IBRAM. Instituto Brasileiro de Mineração. Secretário de Mineração, Alexandre Vidigal, anuncia plano de ação para mineração. 2020. Disponível em: <https://ibram.org.br/noticia/secretario-de-mineracao-alexandre-vidigal-anuncia-plano-de-acao-para-mineracao/>. Acesso em 15/05/2025.

IDM BRASIL. Presidente Jair Bolsonaro, Frente Parlamentar da Mineração e IDM Brasil discu-tem alternativas para a mineração brasileira. IDM Brasil, 16 set. 2020. Disponível em: <https://idmbrasil.org.br/item/presidente-jair-bolsonaro-frente-parlamentar-da-mineracao-e-idm-brasil-discutem-alternativas-para-a-mineracao-brasileira/158/>. Acesso em 15/05/2025.

INFOAMAZONIA. Projeto Amazônia Minada. Site. Disponível em: <https://minada.infoamazonia.org/>. Acesso em 05/11/2022.

IPEA. Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. Radar: tecnologia, produção e comércio exterior, n. 65. Brasília: Ipea, 2021. Disponível em: <http://repositorio.ipea.gov.br/handle/11058/10588?mode=full>. Acesso em 02/06/2022

LOPES, José Sérgio Leite. A ambientalização dos conflitos em Volta Redonda. In: ACSERALD, Henri (Org.) Con-flitos ambientais no Brasil. Rio de Janeiro: Relume Dumará: Fundação Heinrich Böl, 2004. p. 217-244.

MACHADO, Horacio Aráoz. Agua y Minería Transnacional. Desigualdades hídricas e implicaciones biopolíticas. Hábitat urbano: Dimensiones y perspectivas, p. 61–90, 2010.

MACHADO, Horacio Araóz. Ecología política de los regímenes extractivistas. De reconfiguraciones imperiales y re-exsistencias decoloniales en nuestra América. Bajo el Volcán, vol. 15, núm. 23, septiembre-febrero, 2015.

MAIA, Ana Jeniffer Rebouças. Lobbying corporativo em empresas listadas na NYSE. 2018. 106 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Eco-nomia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controlado-ria, Fortaleza, 2018.

MAIA, Maiana; MONTEZUMA, Talita de Fátima Pereira Furtado. Mapeando os conflitos por água no Brasil: principais indicadores, sinais de alerta e ameaças para a defesa das águas como bens comuns. In: Conflitos no Campo: Brasil 2021. Goiânia: Centro de Documentação Dom Tomás Balduíno, CPT Nacional, 2022. p. 128-140.

MANCUSO, Wagner Pralon; GOZETTO, Andréa Cristina Oliveira. Lobby: instrumento democrático de represen-tação de interesses? In: Organicom. Ano 8, número 14, 2011.

MARSHALL, Judith. Rompimentos de barragens de rejeitos no Brasil e no Canadá: uma análise do comporta-mento corporativo. Caderno Eletrônico de Ciências Sociais, Vitória, v. 5, n. 1, p. 27-46, 2017.

MILANEZ, Bruno, MAGNO, Lucas; PINTO, Raquel. Da política fraca à política privada: o papel do setor mineral nas mudanças da política ambiental em Minas Gerais, Brasil [De la política endeble a la política privada: el papel del sector minero en los cambios de la política ambiental en Minas Gerais, Brasil]. Cadernos de Saúde Pú-blica, 35(5), 2019.

MILANEZ, Bruno; SANTOS, Rodrigo. Neodesenvolvimentismo e neoextrativismo: duas faces da mesma moeda? In: 37o. Encontro Anual da ANPOCS, 2013, Águas de Lindóia. Anais do 37º. Encontro Anual da AN-POCS, 2013.

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. MME aprova no PPI o Programa de Minerais Estratégicos. Bra-sília, 2020. Disponível em: <https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/mme-aprova-no-ppi-o-programa-de-minerais-estrategicos>. Acesso em: 15/05/2025>.

MINISTÉRIO DE MINAS E ENERGIA. MME participa de encontro latino-americano que debate a mineração no novo cenário mundial. Brasília, 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/noticias/mme-participa-de-encontro-latino-americano-que-debate-a-mineracao-no-novo-cenario-mundial>. Acesso em 15/05/2025.

MITCHELL, Alex. Lobbying for the dark side. Meanjin, Vol. 71, No. 2, Winter 2012, p. 39-54, 2012.

NAVARRO, Mina L. Despojo múltiple sobre el tejido de la vida: Impactos y resistencias socioambientales. Re-vista Textual, 73. 2019.

OBSERVATÓRIO DA MINERAÇÃO E SINAL DE FUMAÇA. Dinamite Pura: como a política mineral do governo Bolsonaro (2019-2022) armou uma bomba climática e anti-indígena. 2023.

OST, François. A natureza à margem da lei: a ecologia à prova do Direito. Lisboa: Instituto Piaget, 1997.

PORTO, Marcelo; SCHUTZ, Gabriel Eduardo. Gestão ambiental e democracia: análise crítica, cenários e desafios. Revista Ciência Saúde Coletiva, v.17, nº 6. Rio de Janeiro, jun/2012.

SANTOS, Manoel Leonardo. Representação de interesses na arena legislativa: os grupos de pressão na Câmara dos Deputados (1983-2012). Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, 2014.

SEGATO, Rita Laura. Antropologia e Direitos Humanos: alteridade e ética no movimento de expansão dos di-reitos universais. Revista MANA, 12(1): 207-236, 2006.

SHCHERBAKOVA, Anastasia. Mining for Favors: The Impact of Lobbying on Regulatory Enforcement. Procee-dings, 2017.

TCU. Tribunal de Contas da União. Estruturação da Agência Nacional de Mineração. Lista de Alto Risco da Administração Pública Federal, 2022. Disponível em: <https://sites.tcu.gov.br/listadealtorisco/estruturacao_da_agencia_nacional_de_mineracao.html>. Acesso em 15/05/2025.

TOSI, Marcos. “Jabuti dos governadores” está sob fogo da indústria, mineração e agro. Gazeta do Povo, Curitiba, 2 ago. 2023. Disponível em: <https://www.gazetadopovo.com.br/agronegocio/jabuti-dos-governadores-esta-sob-fogo-da-industria-mineracao-e-agro>. Acesso em 15/05/2025.

UHARTE, Luis Miguel. Las multinacionales, agentes estratégicos del capital: una guía para evaluar sus impactos. Revista Castellano-Manchega de Ciencias Sociales, Nº 18, pp. 97-111, 2014.

VOCES DE ALERTA, Colectivo. 15 Mitos y Realidades de la minería transnacional en Argentina: Guía para desmontar el imaginario prominero. Elaborado por Horacio Machado, Maristella Svampa, Enrique Viale, Marcelo Giraud, Lucrecia Wagner, Mirta Antonelli, Norma Giarracca y Miguel Teubal. Argentina, 2011.

WWF. Mineração na Amazônia Legal e Áreas Protegidas: Situação dos direitos minerários e sobrepo-sições. 2018.

ZHOURI, Andrea; LASCHEFSKI, Klemens. Desenvolvimento e conflitos ambientais: um novo campo de investi-gação. In: ZHOURI, Andréa e LASCHEFSKI, Klemens (Org.). Desenvolvimento e Conflitos Ambientais. Minas Gerais: Editoraufmg, 2010. 1, p. 11-31.

Downloads

Publicado

2025-11-07

Como Citar

FERREIRA, Giovanna; MONTEZUMA, Talita de Fátima Pereira Furtado. A crise como oportunidade: estratégias do lobby mineral contra as normas ambientais. Revista de Direito Econômico e Socioambiental, Curitiba, v. 16, n. 3, p. e552, 2025. DOI: 10.7213/rev.dir.econ.soc.v16i3.32681. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/direitoeconomico/article/view/32681. Acesso em: 5 jan. 2026.