O JORNALISMO LITERÁRIO E O CINEMA COMO PRÁTICAS DE LEITURA NAS UNIVERSIDADES
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v5i15.7880Resumo
O Jornalismo Literário e o cinema podem contribuir muito para a formação de leitores, inclusive como conteúdo interdisciplinar, pesquisa e extensão nas universidades. Estudantes descobrem novas práticas de leitura quando são estimulados a conhecer a história de personagens reais que os ajudam a construir valores, visão de mundo, comportamentos e representações objetivas e subjetivas dos contextos narrativos.Downloads
Referências
AUMONT, J. A imagem. Tradução de Estela dos Santos Abreu e Cláudio César Santoro. Campinas: Papirus, 1995.
BAKHTIN, M. Marxismo e filosofia da linguagem. São Paulo,SP: Hucitec, 1979.
______. Estética da Criação Verbal. Tradução de Maria Ermantina Galvão G. Pereira. São Paulo,SP: Martins Fontes, 1997.
BARTHES, R. O prazer do texto. Tradução de J. Guinsburg. São Paulo,SP: Perspectiva, 2002.
BECHELLONI, G. Televisione come cultura: I media italiani tra identitá e mercato. Nápoles, Liguori, 1995.
BUCCI, E. Brasil em tempo de TV. São Paulo,SP: Boitempo, 1997. p. 9-11
CONNOR, S. Cultura pós-moderna: Introdução às teorias do contemporâneo. Tradução de Adail Ubirajara Sobral e Maria Stela Gonçalves. São Paulo,SP: Loyola, 1992.
FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 27. ed. Rio de Janeiro,RJ: Paz e Terra, 2003.
______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo,SP: Paz e Terra, 1996.
GALEANO, E. As palavras andantes. Tradução de Eric Nepomuceno. 4. ed. Porto Alegre: L&PM, 1994.
GÓMEZ, Guilhermo Orozco. Professores e meios de comunicação: desafios, estereótipos. Revista Comunicação & Educação. São Paulo,SP, n. 10, Moderna, 1997.
ISER, Wolfgang. O jogo do texto. In: JAUSS, Hans. et al. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Coordenação e tradução de Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro,RJ: Paz e Terra, 1979.
JAUSS, Hans Robert, et al. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Coordenação e tradução de Luiz Costa Lima. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
LECLERC, G. A sociedade da comunicação: uma abordagem sociológica e crítica. Tradução de Sylvie Canapé. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
MANGUEL, A. Uma história da leitura. Tradução de Pedro Maia Soares. São Paulo,SP: Companhia das Letras, 2002.
NOVAES, Adauto; et al. O olhar. São Paulo,SP: Companhia das Letras, 1988.
PIZZOTTI, R. Enciclopédia básica da mídia eletrônica. São Paulo,SP: SENAC, 2003.
TALESE, G. Fama e anonimato. Tradução Luciano Vieira Machado, 2. ed. São Paulo,SP: Companhia das Letras, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.