PESCÓPIA” NO CIBERESPAÇO :UMA QUESTÃO DE ATITUDE
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v5i15.7868Resumo
Uma das questões centrais neste artigo tem sido uma preocupação de profissionais da educação de diferentes níveis relacionada à “tarefa de pesquisa’ pela Internet. A preocupação está na forma de realização da pesquisa, ou seja, o aluno não faz pesquisa, ele faz “pescópia”. Reafirmamos aqui que o desenvolvimento da tecnologia atinge de tal modo as formas de vida da sociedade que a escola não pode ficar à margem deste processo tecnológico. Não se trata simplesmente da implantação de novos projetos com recursos da informática, trata-se de entender que esses recursos criam novas formas de comunicação, novos estilos de trabalho, novas maneiras de ter acesso à informação, mas para isso é necessário que o professor reflita sobre sua ação pedagógica para que, se for necessário, ele mude sua rota.Downloads
Referências
BREEDE, Werner; FREIRE, Paulo. Os computadores. In: GADOTTI, Moacir (org). Paulo Freire uma biobibliografia. São Paulo,SP: Cortez, 1996.
BRITO, Glaucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia. Educação professor e novas tecnologias: em busca de conexão real. Curitiba: Protexto, 2003.
FAGUNDES, Lea. Problemas de desenvolvimento cognitivo e a interação com a tecnologia. In: OLIVEIRA, B. de Vera (org.) Informática em psicopedagogia. São Paulo, SP: Senac, 1996.
FERNANDES, Natal Lana Roque. Professores e computadores: navegar é preciso. Porto Alegre: Mediação, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 22. ed. São Paulo,SP: Paz e Terra, 2002.
GANANÇA, A. S. A Internet e a questão dos direitos autorais. Disponível em: <http://www.persocom.com.br/brasilia/sobrino.htm>. Acesso em: 27 jun. 2001.
GARCIA, Joe; BRITO, Glaucia da Silva; PURIFICAÇÃO, Ivonélia. Um estudo sobre a reação dos professores frente a internet. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON EDUCATION, Training and New Technologies IV. Miami: Virtual Educa 2003.
KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e o ensino presencial e a distância.
Campinas, SP: Papirus, 2003.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. 2. ed. São Paulo,SP: Trinta e Quatro, 2000.
______. A revolução contemporânea em matéria de comunicação. In: MARTINS, Francisco Menezes, et al (org). Para navegar no século XXI: tecnologias do imaginário e cibercultura. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2003.
MARINHO, S. P. P. Internet na escola. Disponível em: <“http:// www.gcsnet.com.br/educare/educare/ed390001.html” http:// www.gcsnet.com.br/educare/educare/ed390001.html>. Acesso em: 23 jun. 2001.
MAROTZKI, Winfried. Online-Ethnographie: wege und ergebnisse zur forschung im kulturraum internet. In: BACHMAIR, Ben; DIEPOLD, Peter; WITT, Claudia (org.). Medienpädagogik 3. Im Auftrag der Kommission Medienpädagogik in der Deutchen Gesellschaft für Erziehungswissenschaft. Leske: Opladen, 2003.
MARTÍ, Eduardo. A escola diante do desafio tecnológico. In: GOMES, C. G. (Org). A cidade como projeto educativo. Tradução de Daisy Vaz de Moraes. Porto Alegre: Artmed, 2003.
MORAES, C. M. O paradigma educacional emergente. 6. ed. Campinas: Papirus, 1997.
MORAN, José Manuel. Desafios da Internet para o profesor. Disponível em:
<http://www.eca.usp.br/prof/moran/textos.htm>. Acesso em: 01 de maio de 2001.
MOTA, Davide. Nas Malhas da Rede. Revista da Educação, São Paulo,SP, n. 226, p.35, 2000.
NISKIER, Arnaldo. Tecnologia educacional: uma visão política. Petrópolis: Vozes, 1993.
NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995.
______. Nota de apresentação. In: ______. (Org.). Os professores e a sua formação. 2. ed. Lisboa: Dom Quixote, 1995b. p. 9-12.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (5ª a 8ª séries). Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília, 1998.
PASTORE, J. A cola n as escolas. Disponível em: . Acesso em: 27 jun. 2001.
PERRENOUD, P. 10 Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000.
PIMENTA, Selma G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: ______. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. 2. ed. São Paulo,SP: Cortez, 2000, p. 15-34.
POUTS-LAJUS, Serge; RICHÉ-MAGNIER, Marielle. A escola na era da Internet: os desafios da multimédia na educação. Lisboa: Instituto Piaget, 1999.
PRETTO, Nelson de Luca. Uma escola sem/com futuro: educação e multimídia. Campinas: Papirus, 1999.
SCHÖN, D. A. Educando profissional reflexivo. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
VALENTE, J. A; ALMEIDA, F. J. Visão analítica da informática na educação no Brasil: a questão da formação do professor. Disponível em: http:// www.proinfo.gov.br <http://www.inf.ufsc.br/sbc-ie/revista/nr4/convidadofernandes-santos.htm>. Acesso em: 15 outubro de 2002.
WEIGAND, Hans-Georg; WETH, Thomas. Computer In: Mathematikunterricht: neu Wege zu alten Zielen. Heidelberg ; Berlin: Spektrum, Akad. Verl, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.