APRENDIZAGEM POR PROJETOS E OS CONTRATOS DIDÁTICOS

Autores

  • Marilda Aparecida BEHRENS Mestre e Doutora em Educação. Professora de Didática na Pedagogia e de Paradigmas Contemporâneos no Mestrado em Educação da PUCPR.
  • Eliane Mara Age JOSÉ Mestre em Educação. Professora de Didática e Prática de Ensino da PUCPR.

DOI:

https://doi.org/10.7213/rde.v2i3.3511

Resumo

O presente artigo apresenta os quatro grandes pilares de aprendizagem que sustentam a proposta da Declaração Mundial sobre Educação Superior no século XXI, que auxiliam no repensar sobre a ação docente e instigam a buscar novos caminhos para consolidar um ensino de qualidade que privilegie o aprender efetivo para os alunos. Ressalta a Metodologia de Aprendizagem por Projetos, que propicia o acesso a maneiras diferenciadas de aprender, e especialmente, de aprender a aprender, partindo de problematizações que vinculem os temas a realidade circundante. Esta metodologia requer estudo e organização didática por parte do professor. Ao enfocar a aprendizagem por projetos num paradigma emergente, defende a aliança entre pressupostos da visão sistêmica, da abordagem progressista e do ensino com pesquisa. Ao abordar a concepção do Projeto pedagógico, contempla uma visão ampla, crítica e reflexiva, e pressupõe uma construção que venha a atender aos pressupostos do paradigma emergente, cujo foco central é o aprender a aprender. Para que este processo se realize, aponta os programas de aprendizagem e os contratos didáticos, como recursos pedagógicos significativos e relevantes na atuação docente numa sociedade do conhecimento.

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Publicado

2001-07-17

Como Citar

BEHRENS, M. A., & Age JOSÉ, E. M. (2001). APRENDIZAGEM POR PROJETOS E OS CONTRATOS DIDÁTICOS. Revista Diálogo Educacional, 2(3), 77–96. https://doi.org/10.7213/rde.v2i3.3511

Edição

Seção

Artigos