APRENDIZAGEM POR PROJETOS E OS CONTRATOS DIDÁTICOS
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v2i3.3511Resumo
O presente artigo apresenta os quatro grandes pilares de aprendizagem que sustentam a proposta da Declaração Mundial sobre Educação Superior no século XXI, que auxiliam no repensar sobre a ação docente e instigam a buscar novos caminhos para consolidar um ensino de qualidade que privilegie o aprender efetivo para os alunos. Ressalta a Metodologia de Aprendizagem por Projetos, que propicia o acesso a maneiras diferenciadas de aprender, e especialmente, de aprender a aprender, partindo de problematizações que vinculem os temas a realidade circundante. Esta metodologia requer estudo e organização didática por parte do professor. Ao enfocar a aprendizagem por projetos num paradigma emergente, defende a aliança entre pressupostos da visão sistêmica, da abordagem progressista e do ensino com pesquisa. Ao abordar a concepção do Projeto pedagógico, contempla uma visão ampla, crítica e reflexiva, e pressupõe uma construção que venha a atender aos pressupostos do paradigma emergente, cujo foco central é o aprender a aprender. Para que este processo se realize, aponta os programas de aprendizagem e os contratos didáticos, como recursos pedagógicos significativos e relevantes na atuação docente numa sociedade do conhecimento.Downloads
Referências
ALCÂNTARA, P. e BEHRENS, M. Pacto: Aprendizagem colaborativa com
tecnologia interativa. Curitiba: PUCPR: CDROM, 2001.
BEHRENS, Marilda Aparecida. Formação Continuada e a Prática Pedagógica. Curitiba: Champagnat, 1996.
BEHRENS, M. Formação Pedagógica e os desafios do mundo moderno. In: Masetto, Marcos. (Org.) Docência na Universidade. Campinas, SP:
Papirus,1998.
BEHRENS, M.A. A prática pedagógica e o paradigma emergente. Curitiba: Champagnat, 2. ed, 2000.
BEHRENS, M. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. IN: BEHRENS, M; MORAN, J. M; MASETTO, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
CORREIA, P; MADUREIRA,C; DOMINGUES, A. Estudar problemas. In: LEITE, MALPIQUE, SANTOS. Trabalho de projecto. Leitura comentada. Porto: Edições Afrontamento, 1993.
DELORS, J.e outros. Educação: Um tesouro a descobrir- relatório para UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: Cortez/UNESCO, 1998.
DEWEY, J. O sentido do projecto. IN: LEITE, MALPIQUE, SANTOS. Trabalho de projecto. Leitura comentada. Porto: Edições Afrontamento, 1993.
FARIA, W. Teorias de Ensino e Planejamento Pedagógico. São Paulo: EPU, 1987.
FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia. Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
GIROUX, H. Os professores como intelectuais. Rumo a uma pedagogia
crítica da aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
HERNÁNDEZ, F. A organização do Currículo por projetos de trabalho.
ed- Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
HERNÁNDEZ. F. Cultura visual, mudança educativa e projeto de trabalho.
Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
MORAN, J. M; MASETTO, M.T; BEHRENS, M. As novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000.
RAMOS, N; PINTO, S.; BEHRENS, M; BOTOMÉ, S. Diretrizes para o ensino de graduação da PUCPR. Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Curitiba: Champagnat, 2000.
PERRENOUD, P. Dez Novas Competências para Ensinar. Porto Alegre:
Artes Médicas Sul, 2000.
PERRENOUD, P. Construir as Competências Desde a Escola. Porto Alegre:
Artes Médicas Sul, 1999.
_______. Pedagogia Diferenciada Das Intenções à ação. Porto Alegre: Arte Médicas Sul, 2000.
SCHÖN, D. Educando o profissional Reflexivo. Um novo design para o
ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
VEIGA, I.A. & CASTANHO, M. E. (org). Pedagogia Universitária: A aula em foco. Campinas, SP: Papirus, 2000.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.