O PARADOXO DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UNIVERSIDADE NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.7213/rde.v2i3.3487Resumo
O artigo em questão pretende mostrar o vínculo entre educação e desenvolvimento no âmbito das políticas governamentais de avaliação institucional das universidades no Brasil. Busca-se mostrar que tais políticas tendem a adotar o conceito de qualidade total próprio da gestão empresarial. Entretanto, para o autor, a qualidade da universidade pública não pode ser medida pela eficiência/produtividade equacionada pela relação custos/benefícios. Antes, por ser uma instituição pública, a universidade deve preocupar-se sim com a produção do saber e com a qualidade sócio-política, pois seu objetivo não é o lucro e sim atender as demandas por uma educação melhor e uma sociedade mais democrática.Downloads
Referências
ACTON, R. P. Rumo à reformulação estrutural da universidade brasileira.
Rio de Janeiro: MEC/SESU, 1966.
AMORIM, Antônio. Avaliação institucional da universidade. São Paulo:
Cortez, 1992.
BELLONI, I. Universidade: a busca de uma estratégia de transformação. Em Aberto, [s. l.], n. 10, p. 1-9, 1982.
BRASIL. Leis, decretos etc. Decreto-lei nº 9.131, de 24 de novembro de 1995. Diário Oficial da União, Brasília, 25 nov. 1995.
BRASIL. Secretaria de Ensino Superior. Programa de avaliação institucional das universidades brasileiras. Brasília, 1994.
CARDOSO, I. A avaliação acadêmica e as fundações. Cadernos ANDES, Juiz de Fora, n. 7, p. 7-35, fev. 1989a.
CARDOSO, I. A modernização da universidade brasileira e a questão da avaliação. In: MARTINS, C. B. (Org.). Ensino superior brasileiro: transformações e perspectivas. São Paulo: Brasiliense, 1989b.
CARDOSO, M. L. A avaliação da universidade: concepções e perspectivas. Universidade e Sociedade, Brasília, v. 1, p. 14-24, set. 1991.
CARDOSO, M. L. A ética e a construção do conhecimento : versão preliminar. Caxambú: ANPED, 1994.
CHAUÍ, Marilena de Souza. Entrevista explosiva. Caros Amigos, São Paulo, n. 29, ago. 1999a.
CHAUÍ, Marilena de Souza. A universidade em ruínas. In: TRINDADE, H.
(Org.). Universidade em ruínas: na república dos professores. Petrópolis,
RJ : Vozes, 1999b.
CHAUÍ, Marilena de Souza. A vocação política e a vocação científica da universidade. Educação Brasileira, v. 15, n. 31, p. 11-26, jul./dez. 1993.
DIAS SOBRINHO, José. Avaliação e privatização do ensino superior. In:
TRINDADE, H. (Org.). Universidade em ruínas: na república dos professores. Petrópolis, RJ : Vozes, 1999a.
DIAS SOBRINHO, José. Concepção de universidade e de avaliação institucional. In: TRINDADE, H. (Org.). Universidade em ruínas: na república dos professores. Petrópolis, RJ: Vozes, 1999b.
ENGUITA, Mariano F. O discurso da qualidade e a qualidade do discurso. In: GENTILI, Pablo A. A.; SILVA, Tomaz Tadeu da. Neoliberalismo, qualidade total e educação: visões críticas. 4. ed. Petrópolis, RJ : Vozes, 1996.
FORUM PARANAENSE DE DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA GRATUITA E UNIVERSAL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: Lei 9394/96. Curitiba: APP: CUT: CNTE, 1997.
GIROUX, Henry. Os professores como intelectuais. Porto Alegre: Artes
médicas, 1997.
LIBANEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: Novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo : Cortez, 1998.
LIMA, L. C.; AFONSO, A. J. A emergência de políticas de racionalização: de avaliação e de controle da qualidade na reforma educativa em Portugal. Educação & Sociedade, Campinas, n. 44, p. 33-49, abr. 1993.
MOROSINI, M. C.; LEITE, D. B. C. Avaliação institucional como um organizador qualificado: na prática, é possível repensar a universidade? In: SGUISSARDI, V. (Org.). Avaliação universitária em questão: reformas do Estado e da educação superior. Campinas, SP: Autores Associados, 1997.
RISTOFF, D. I. Princípios do Programa de Avaliação Institucional. In: BRASIL. Secretaria de Ensino Superior. Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras. Brasília: SESu, 1994.
SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1996.
SANTOS, Boaventura de Souza. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. 3. ed. [S. l. : s. n.], 1997.
SANTOS, Milton. Ser intelectual na era da globalização. In: ENCONTRO
NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (1998 : Águas de Lindóia, SP). Anais do ... [S. l. : s. n. 1998].
SGUISSARDI, V. Autonomia universitária e mudanças no ensino superior: da polissemia do conceito às contradições de sua aplicação. In: CATANI, A. M. (Org.). Novas perspectivas nas políticas de educação superior na América Latina no limiar do século XXI. Campinas, SP: Autores Associados, 1998a.
SGUISSARDI, V. Políticas de Estado e políticas de educação superior no Brasil : alguns sinais marcantes da dependência. In: MOROSINI, M. C. (Org.). MERCOSUL/MERCOSUR: políticas e ações universitárias. Campinas, SP: Autores Associados; Porto Alegre, RS: Editora da Universidade, 1998b.
SGUISSARDI, V. Para avaliar propostas de avaliação do ensino superior. In: SGUISSARDI, V. (Org.). Avaliação universitária em questão: reformas do estado e da educação superior. Campinas, SP: Autores Associados, 1997. (Coleção Educação contemporânea).
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ. Comissão de Avaliação da UFPR.
Diretrizes para a avaliação da UFPR. In: ZAINKO, M. A. S.; PINTO, M. L. A. T. Avaliação institucional: a trajetória de uma década: 1987- 1997. Curitiba : UFPR, 1998.
VELLOSO, Jacques. Universidade e seu financiamento: ensino público e privado na Constituinte. In: FÁVERO, M. L. (Org.). A universidade em questão. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1989. (Coleção Polêmicas do nosso tempo; 29).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o n.º 76.659.820/0009-09, estabelecida na Rua Imaculada Conceição, n.º 1155, Prado Velho, CEP 80.215-901, na cidade de Curitiba/PR, os direitos abaixo especificados e se compromete a cumprir o que segue:
- Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
- Os autores concordam em ceder de forma plena, total e definitiva os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
- A CESSIONÁRIA empregará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de forma impressa e/ou on line, inclusive no site do periódico da EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, podendo utilizar, fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
- Autorizar sua utilização por terceiros, como parte integrante de outras obras.
- Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
- Reproduzir em quantidades que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
- Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
- Traduzir para qualquer idioma.
- Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
- Distribuir.
- Distribuir mediante cabo, fibra ótica, satélite, ondas ou qualquer outro sistema que permite ao usuário realizar a seleção da obra ou produção para recebê-la em tempo e lugar previamente determinados por quem formula a demanda e nos casos em que o acesso às obras ou produções se faça por qualquer sistema que importe em pagamento pelo usuário.
- Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
- Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
- Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero;
- Comercializar, divulgar, veicular, publicar etc.
- Quaisquer outras modalidades de utilização existentes ou que venham a ser inventadas.
- Os autores concordam em conceder a cessão dos direitos da primeira publicação (ineditismo) à revista, licenciada sob a CREATIVE COMMONS ATTRIBUTION LICENSE, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria.
- Os autores autorizam a reprodução e a citação de seu trabalho em repositórios institucionais, página pessoal, trabalhos científicos, dentre outros, desde que a fonte seja citada.
- A presente cessão é válida para todo o território nacional e para o exterior.
- Este termo entra em vigor na data de sua assinatura e é firmado pelas partes em caráter irrevogável e irretratável, obrigando definitivamente as partes e seus sucessores a qualquer título.
- O não aceite do artigo, pela EDITORA UNIVERSITÁRIA CHAMPAGNAT, tornará automaticamente sem efeito a presente declaração.